TIM teve o pior desempenho de banda larga móvel no país em dezembro

1 min de leitura
Imagem de: TIM teve o pior desempenho de banda larga móvel no país em dezembro

(Fonte da imagem: Divulgação/Anatel)

Publicado na última quinta-feira (6), o estudo “Qualidade da Banda Larga: Publicação de Indicadores (dezembro/13)” feito pela Anatel mostra que, no último mês do ano passado, a TIM era a operadora brasileira com pior desempenho em seus serviços de banda larga móvel.

A pesquisa foi conduzida com mais de 50 clientes das diferentes prestadoras de serviço do país com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade das conexões oferecidas aos consumidores.

Entre os 15 estados avaliados (mais o Distrito Federal), a TIM ficou abaixo das metas de velocidade instantânea e/ou média da banda larga móvel em 12 deles. Em comparação, a Vivo apresentou resultados negativos ao menos em um desses quesitos em oito locais, a Oi em sete e a Claro, em quatro deles.

Em São Paulo, somente a TIM apresentou um desempenho abaixo da meta estabelecida pela Anatel no quesito velocidade instantânea. Em comparação, as concorrentes Claro, Algar Telecom, Nextel, Oi e Vivo atingiram as metas de velocidade máxima (que deve alcançar 95% do plano vendido) e média (ao menos 70% da conexão ofertada ao público).

Segundo o estudo, o local no qual há as piores condições de serviço de banda larga móvel é o Amapá, estado no qual nenhuma das operadoras disponíveis conseguiu cumprir a qualidade mínima estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações. No caso, a empresa com o pior desempenho foi a Claro, que só ofereceu a velocidade máxima disponível em 13,04% dos casos, enquanto a velocidade média só foi cumprida em 20,36% das medições realizadas.

A resposta das operadoras

Procurada pela Info, a TIM afirmou acompanhar as medições realizadas pela Anatel e que está atenta às oportunidades de melhorar seus serviços. A companhia afirma estar priorizando a qualidade das conexões ofertadas e declarou que está investindo fortemente em projetos para melhorar sua infraestrutura de rede.

(Fonte da imagem: Reprodução/Anatel)

A Oi adotou postura semelhante, afirmando que já está analisando as situações nas quais as metas estipuladas não foram cumpridas. Já a Vivo disse que ela é única operadora a oferecer planos com velocidade de 1,5 Mbps em seu produto 3G Plus e, por isso, tem parte de suas medições realizadas com uma referência maior do que as concorrentes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.