(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

De acordo com relatório divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o maior problema apresentado pelas operadoras de telefonia móvel é o acesso à internet. O levantamento, que usou dados entre maio e julho deste ano, calculou as quedas de chamadas e nas conexões de internet e as taxas de sucesso nas conexões de internet e no acesso à rede de voz.

Segundo esse documento, as quatro grandes operadoras do ramo (TIM, Vivo, Claro e Oi) atingiram as metas estabelecidas no tocante às quedas de ligações e da conexão com a web e ao acesso à rede de voz. Porém, a diretriz de sucesso nas conexões à internet, que atualmente é de 98%, foi alcançada somente pela Claro — tendo variações entre 98% e 99%.

A Oi apresentou um resultado oscilante entre 96% e 95%, enquanto Vivo e TIM mantiveram uma taxa de 96%. A Anatel também explicitou informações sobre as reclamações dos consumidores diretamente contra as prestadoras de serviços. Aqui, a ordem de cumprimento das metas se inverteu.

Durante o mês de julho, a Claro foi a única companhia que não bateu a meta imposta pela Agência ao receber uma média de 31 reclamações, sendo seguida por Vivo (10), Oi (9) e TIM (6) — lembrando que a quantidade máxima estabelecida pela Anatel é de 10 reclamações.

No que se refere a denúncias feitas para a central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações nesse mesmo período, a Oi foi a operadora com mais reclamações, tendo um índice de 0,83 queixas para mil usuários. Por sua vez, a Claro obteve 0,47, a TIM ficou com 0,39 e a Vivo teve 0,34.

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