Print Screen: o botão que gera intrigas na internet

4 min de leitura
Imagem de: Print Screen: o botão que gera intrigas na internet

Quem nunca deu um Print Screen que atire a primeira pedra. Pois é, a função está presente em 99% dos teclados de todo o planeta e sempre se mostrou como a maneira mais rápida na hora de se tirar uma imagem em tempo real do que está sendo exibido na tela do computador.

Com isso, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda nas mais diversas situações – sejam elas bem-intencionadas ou não. Da mesma maneira que há aqueles que desejam registrar um recorde atingido em algum game, por exemplo, existem pessoas que não deixam passar uma oportunidade de aplicar um golpe.

Além disso, hoje em dia, com a grande oferta de programas que realizam a captura de fotos e vídeos, os riscos de se ter algo “printado” é ainda maior – os famosos e grandes empresas que o digam. Por isso, é preciso ficar atento com tudo o que faz na internet.

Amigos sacanas

Mensageiros e bobagens escritas na internet podem sair caro. Pelo menos se você tiver amigos sacanas, e que vão torrar a sua paciência com alguma coisa que você pode ter dito ou feito no mundo da internet. Não é raro encontrarmos em blogs de humor algumas imagens enviadas pelos frequentadores desses sites.

bobeou? Vai acabar em algum site de humor... (Fonte da imagem: Reprodução/Jacaré Banguela)

Nas capturas geralmente há bobagens, sendo, muitas vezes, alguns dos chamados famosos flagrantes dos mensageiros, como Skype e MSN. Sim, aqueles nos quais você acabou falando algo de errado em uma conversa qualquer e fica famoso no mundo virtual graças a algum amigo da onça que tirou uma imagem e a espalhou pelo mundo.

Cuidado com o que (e com quem) você fala

Além dos amigos que só querem dar uma zoada com a nossa cara, na internet também é preciso tomar cuidado com pessoas nas quais você tenha menos confiança. Conversas com estranhos pela webcam, por exemplo, são um prato cheio para quem quer gravar imagens para fazer uso indevido das mesmas no futuro.

Não são raros os casos de pessoas que acabaram sendo enganadas por pessoas mal intencionadas e tiveram algumas das suas intimidades reveladas no mundo da internet. E, se algo acaba caindo na rede mundial de computadores, sabemos que é muito difícil que isso venha a desaparecer algum dia.

Famosos sempre na mídia

Pois é, se para uma pessoa comum confiar em um estranho pode ser um grande erro, os riscos de alguma captura de tela indevida acontecer com alguma celebridade são muito maiores. Contudo, parece que muita gente famosa ainda não se deu conta disso.

Print da mensagem de Justin já com os números apagados (Fonte da imagem: Reprodução/CBS News)

É comum pipocar na internet casos de imagens íntimas de conversas pela webcam envolvendo artistas e atletas, que acabam tendo sua privacidade revelada. Um exemplo disso são as imagens que vazaram durante os últimos Jogos Olímpicos e que envolviam a equipe masculina de ginástica do Brasil.

Além disso, pequenos descuidos também podem custar caro. Basta nos lembramos de um caso envolvendo o astro Justin Bieber, por exemplo. Ele, sem querer, quase revelou o seu número inteiro de telefone aos seus milhões de seguidores no Twitter.

A mensagem foi prontamente apagada, contudo, bastaram alguns segundos no ar para que um prints creen da tela fosse feito, revelando à internet um dos telefones mais desejados pelas garotas de todo o planeta.

Caso de polícia

Apesar de muita gente achar que só há impunidade na internet, saiba que vazar imagens contendo a intimidade de pessoas é algo que pode render uma, não muito divertida, temporada na prisão. Você pode procurar os seus direitos pedindo, por exemplo, para quem algum determinado vídeo do YouTube seja retirado do ar.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Se algo aconteceu ou você queira denunciar algo do gênero, saiba que há meios de procurar a justiça. Contudo, a sua primeira ação deve ser reunir provas, como salvar imagens dos vídeos ou fotos que mostram você de forma indevida. Também é recomendado que você peça para que outras pessoas testemunhem o fato de que tais informações estão no ar.

Depois, leve o material coletado até um cartório e registre formalmente o ocorrido. Mais uma vez: não basta apenas você dizer que viu, é preciso provar que o ato ofensivo de fato aconteceu. Por fim, procure um advogado para que ele entre em contato com algum judiciário especial civil para formalizar o processo.

Vazamentos de informações ou aquela mãozinha

Capturas de tela também podem fazer a alegria dos sites de notícias. Muitas vezes, algum colaborador acaba enviando um print screen contendo algo valioso para os grandes jornais. No mundo da tecnologia, então, isso é tão comum que há quase um caso do gênero por dia.

(Fonte da imagem: Reprodução/Nowhereelse)

Aqui mesmo, no Tecmundo, nós já trouxemos várias informações de novos aparelhos ou, então, emails contendo estratégias das empresas e que tiveram informações vazadas graças a imagens repassadas pelos funcionários aos outros sites estrangeiros de notícias.

Além das informações, alguns sites saem ganhando também com a ajuda dos frequentadores, que podem perceber algum bug na página. Dessa forma, graças a uma captura de tela, qualquer pessoa pode ser capaz de dar uma mãozinha aos programadores, para que consigam entender e resolver este tipo de problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.