Cientistas criam dispositivo para carro que gera energia com vento

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam dispositivo para carro que gera energia com vento
Imagem: Nature Communications

Acessórios para carros existem aos montes por aí. Há apetrechos para melhorar o som do seu bólido e incrementar o visual de veículo, apenas para citar alguns exemplos, mas certamente eles não se comparam com o que os cientistas da Samsung estão fazendo: um dispositivo capaz de gerar energia a partir do vento.

De acordo com um estudo publicado no Nature Communications, os cientistas recriaram um protótipo de gerador triboelétrico que fica acoplado no topo de um carro. Quando em contato com ventos de aproximadamente 55 km por hora, o dispositivo gera o equivalente a 200 V e uma corrente de 60 microampères, o suficiente para oferecer energia para dispositivos eletrônicos, por exemplo.

“O gerador triboelétrico é um dos sistemas de conversão de energia mais promissores por conta do seu baixo custo e fabricação simples. Esse tipo de geração [de energia] é uma tecnologia promissora para dispositivos elétricos em ambientes abertos e que atua de forma sustentável”, informaram os autores do projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.