DARPA revela veículos mais velozes para substituírem tanques pesados

1 min de leitura
Imagem de: DARPA revela veículos mais velozes para substituírem tanques pesados

No último mês de agosto, a DARPA anunciou ao público como que a sua próxima geração de tanques pode parecer. Conhecido como Ground X-Vehicle Technology (GXV-T), este veículo experimental é mais rápido do que os tanques de guerra blindados tradicionais, e que normalmente aparecem no campo de batalha. Assim, o GXV-T foi construído especialmente pensado para aproveitar a sua alta velocidade.

O vídeo a seguir mostra exatamente como essa nova tecnologia pode trabalhar no campo de batalha. Embora esses novos “tanques” sejam parecidos com o Warthog da série de games Halo, o objetivo da equipe em reduzir o tamanho do tanque pela metade foi torná-lo duas vezes mais rápido do que o comum na tarefa de cobrir todos os tipos de terrenos. O número de pessoas necessário para operá-lo também foi reduzido pela metade.

O tanque tem a característica da “sobrevivência através da agilidade”, realizando arranques de velocidade para evitar possíveis ameaças. Além disso, segundo a DARPA, o veículo conta com assistência de condução semiautomática, batizada de “Crew Augumentation”.

Velocidade é melhor que blindagem

“Durante os últimos 100 anos de guerra mecanizada, a proteção para veículos de combate terrestres e seus ocupantes se resumia quase que exclusivamente a uma equação simples: quanto mais blindagem, mais proteção”, afirma a DARPA.
No entanto, a capacidade das armas em penetrar a blindagem avançou mais rápido do que a resistência aos ataques.

O vídeo-conceito também destaca os atributos GXV-T através de três recursos diferentes: aceleração rápida, esquiva e blindagem reativa. Tais características parecem ser difíceis de serem alcançadas, mas a DARPA vai trabalhar neste veículo-conceito nos próximos dois anos, o que significa que vai demorar um pouco antes de vermos algo concreto nesse sentido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.