Projeto EXACTO faz disparos de canhão calibre .50 serem corrigidos no ar

1 min de leitura
Imagem de: Projeto EXACTO faz disparos de canhão calibre .50 serem corrigidos no ar

Você já leu algumas matérias sobre como funcionam as armas que realizam disparos teleguiados, mas a DARPA certamente está levando isso a novos níveis. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos acaba de divulgar o primeiro vídeo de demonstração do seu novo programa EXACTO — Extreme Accuracy Tasked Ordnance, ou “Artilharia Designada de Extrema Precisão”.

Enquanto projetos pré-existentes utilizam cálculos com gravidade e velocidade do vento antes de realizar os disparos, o EXACTO utiliza um sistema mais avançado. Os projéteis podem ter a trajetória modificada durante o percurso, compensando qualquer fator não esperado que possa causar interferências — incluindo vento, movimentação dos alvos e outras condições não calculadas antes do disparo.

Outra diferença bem importante entre o projeto da DARPA e os outros já existentes que estão em desenvolvimento na iniciativa privada é o calibre dos disparos. O EXACTO é o primeiro a conseguir realizar as manobras com os projéteis .50 disparados por canhões de alta potência. O vídeo postado acima não é muito claro, mas segundo a DARPA ele mostra os percursos dos disparos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.