DARPA está trabalhando em equipamento que dá 'super visão' para soldados

1 min de leitura
Imagem de: DARPA está trabalhando em equipamento que dá 'super visão' para soldados

(Fonte da imagem: Reprodução/DARPA)

Atualmente, soldados americanos contam com diversos equipamentos que auxiliam sua visão em campo de batalha. São óculos para conseguir ver no escuro, para enxergar quando a área tem muita neblina e para evitar qualquer outro tipo de impedimento que atrapalhe os soldados.

Pensando nisso, a DARPA, órgão de desenvolvimento tecnológico do exército americano, está produzindo um aparelho que pode proporcionar super-visão aos combatentes.

Utilizando a tecnologia PIXNET, seria possível combinar diferentes níveis de sensores infravermelhos em um aparelho que os soldados poderão prender no seu capacete ou armamento. Além de auxiliar a visão do soldado em questão, o equipamento poderia transmitir as imagens para o restante de sua equipe.

Nibir Dhar, coordenador do projeto PIXNET dentro da DARPA, informou que a tecnologia tem potencial, mas ainda precisa ser aprimorada para poder ser considerada funcional no campo de batalha.

Para auxiliar na transmissão das imagens para o esquadrão, seria utilizado um smartphone Android, que serviria como o “cérebro” do envio de imagens para os soldados. Empresas que conhecem a tecnologia PIXNET poderão criar aplicativos para esses telefones, quando necessário.

Por enquanto, o projeto ainda está engatinhando devido ao seu alto custo para o exército americano. Cada capacete com o equipamento custa, aproximadamente, US$ 3.300, sendo possível fabricar uma média de 10 mil unidades por mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.