Faça você mesmo: donos de carros da Tesla poderão arrumar o próprio veículo

1 min de leitura
Imagem de: Faça você mesmo: donos de carros da Tesla poderão arrumar o próprio veículo

É de se imaginar que quem possui um carro da Tesla não deva levá-lo a qualquer mecânico por aí. Por ser um veículo bastante peculiar, quando apresenta algum problema em seu funcionamento, é necessário ir a um centro específico da própria montadora para consertá-lo, o que pode ser uma grande dor de cabeça, caso o local seja muito distante ou fora de mão por qualquer motivo.

Aparentemente, para facilitar um pouco a vida dos motoristas, a Tesla estaria trabalhando em um programa que vai permitir a eles ter acesso a manuais dos carros com instruções sobre reparos para que eles mesmos realizem consertos mais simples nos veículos.

Direito de consertar

Na verdade, o programa “Right to Repair” (em português, “direito de consertar”) tem como objetivo obrigar que fabricantes de peças eletrônicas vendam seus produtos ou ofereçam seus diagnósticos e manuais de serviço para oficinas independentes ou mesmo diretamente para o consumidor. Por enquanto, isso funciona apenas no estado norte-americano de Massachusetts.

Seria bom se nos permitissem fazer nossa própria manutenção, o que envolve fornecer informações e softwares de serviço, bem como nos vender peças

Segundo o presidente da Tesla, Jon McNeill, o programa deve ser ampliado para alcançar integralmente os Estados Unidos. A informação foi capturada em uma troca de mensagens no fórum Tesla Motors Club, onde um consumidor da marca publicou um texto a respeito de a empresa ter voltado atrás em mudanças feitas com relação a reduções de performance de software:

“Eu apoio a Tesla, mas não aprovo algumas de suas políticas. Estou feliz por Jon McNeill e a Tesla terem tomado a frente e feito a coisa certa. Agora, seria bom se nos permitissem fazer nossa própria manutenção, o que envolve fornecer informações e softwares de serviço, bem como nos vender peças. (...) Isso vai ter que mudar caso a Tesla queira entrar no mercado de massa”.

Centro de Reparos da Tesla

Segundo McNeill, ele mesmo entrou em contato com o usuário e confirmou para ele que o programa para que isso aconteça está em desenvolvimento. Apesar disso, nenhum comentário foi feito pelos porta-vozes da Tesla além da declaração do presidente da empresa, mas, ao que tudo indica, os consumidores podem aguardar boas notícias em breve em relação a isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.