Cadeira de rodas que se guarda sozinha no carro é nova patente da Ford

1 min de leitura
Imagem de: Cadeira de rodas que se guarda sozinha no carro é nova patente da Ford

A Ford Europa registrou a patente de uma cadeira de rodas elétrica que se carrega e descarrega automaticamente no porta-malas do carro, facilitando a mobilidade dos cadeirantes. Feita de material leve, a invenção, chamada eChair, foi desenvolvida por Gunther Cuypers, Robin Celis e David Longin, engenheiros do Campo de Provas da Ford em Lommel, na Bélgica.

A criação partiu da observação que as cadeiras de rodas podem ser dobradas, mas precisam ser colocadas e tiradas de dentro do veículo, o que é geralmente um processo complicado para os cadeirantes. Com a eChair, o motorista só tem de apertar um comando na tela do celular e a cadeira de rodas se guarda sozinha no porta-malas, usando uma plataforma e tecnologia de automação. Chegando ao seu destino, basta repetir o processo no sentido inverso.

Recorde de patentes

A eChair é uma das 3,2 mil patentes que a Ford registrou globalmente em 2016, sendo cerca de 1,5 mil delas só nos EUA, mais do que qualquer outro fabricante de veículos. No total, os empregados da Ford apresentaram 8 mil novas invenções em 2016, o maior volume em seus 113 anos de história. Dos mais de 5,5 mil empregados da Ford que apresentaram invenções este ano, mais de 2,2 mil são inventores pela primeira vez.

"Estamos vivendo a mentalidade da inovação em todas as partes do nosso negócio em todo o mundo", diz Raj Nair, vice-presidente executivo de Desenvolvimento do Produto da Ford. "Como uma empresa de automóveis e de mobilidade, esta é uma época emocionante e nossos empregados estão trazendo tecnologias novas e empolgantes para nossos clientes em nível recorde."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.