Cancelado, projeto de carro autônomo do hacker Geohot agora é open source

1 min de leitura
Imagem de: Cancelado, projeto de carro autônomo do hacker Geohot agora é open source
Imagem: The Verge

Já falamos algumas vezes aqui no TecMundo a respeito de George “Geohot” Hotz, um dos primeiros hackers a fazer jailbreaks para iPhones e fundador de uma startup que pretendia lançar um kit capaz de transformar carros comuns em veículos 100% autônomos. Recentemente, o empreendedor cancelou o projeto da sua empresa, a Comma.AI, após receber uma carta da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) pedindo mais informações de segurança do produto. Agora, no entanto, parece que ele resolveu distribuir seu software de graça.

De acordo com informações da Reuters, a Comma.AI anunciou que tanto seu software quanto a plataforma de pesquisa em robótica utilizada no kit de automatização veicular Comma One passaram a ter seus códigos abertos. Obviamente, isso não é o suficiente para que qualquer um possa simplesmente fazer um download e automaticamente ter um carro autônomo, mas com certeza já serve como um bom ponto de partida.

“A partir disso, você deve ser capaz de replicar nossos primeiros... experimentos”, teria escrito Hotz em uma carta publicada no site da startup. O software em código aberto contém mais de 7 horas de dados de direção em meio ao tráfego, mas vale ressaltar que a tecnologia está em “nível Alpha”, o que significa que ainda está em estágio relativamente inicial de desenvolvimento e pode necessitar de correções.

Não posso vender? Então vou dar de graça

Além disso, vale ressaltar que o software foi feito para funcionar apenas com modelos específicos da Honda e da Acura. Durante um test-drive feito há alguns meses, os repórteres da Reuters contaram que o sistema de Geohot chegou a perder o contato com os sensores do carro, forçando-o a assumir a direção momentaneamente para encostar o veículo para que tudo pudesse ser reiniciado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.