Hacker Geohot cancela projeto de carro autônomo após aviso de órgão dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Hacker Geohot cancela projeto de carro autônomo após aviso de órgão dos EUA
Imagem: TecMundo

No final de 2015, noticiamos aqui no TecMundo que George “Geohot” Hotz, um dos pioneiros na criação de jailbreaks para iPhones, estava trabalhando em um sistema próprio de direção 100% autônoma. Agora, a startup Comma.AI do hacker e desenvolvedor anunciou publicamente que está encerrando o projeto por conta da intervenção da principal instituição de segurança no trânsito dos Estados Unidos.

Por meio de uma carta enviada à Comma.AI, a National Highway Traffic Safety Administration solicitou que a startup fornecesse informações específicas para garantir a segurança da sua tecnologia Comma One, que prometia transformar quase qualquer carro em um veículo totalmente autônomo. Caso o empreendimento de Geohot se recusasse a fornecer os dados exigidos, estaria sujeito a multas de até US$ 21 mil (cerca de R$ 67.226) por dia.

“Recebi isso no correio de hoje. É a primeira vez que ouço eles e já começam com ameaças. Sem tentativa de diálogo. Prefiro muito passar minha vida construindo tecnologias incríveis do que lidando com reguladores e advogados. Isso não vale a pena. O Comma One foi cancelado. A Comma.AI vai explorar outros produtos e mercados. Saudações de Shenzhen, China”, anunciou o desenvolvedor por meio de uma série de tweets na conta da startup.

O que Geohot pretende fazer com sua empresa na China? Será que eles vão continuar trabalhando no mercado automobilístico? Somente o tempo apresentará a resposta para essas e outras perguntas. Enquanto isso, você pode clicar aqui para saber mais sobre a ideia original do hacker para o sistema Comma One.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.