Minicarro elétrico da Honda mistura impressão 3D e esqueleto de moto

1 min de leitura
Imagem de: Minicarro elétrico da Honda mistura impressão 3D e esqueleto de moto
Imagem: Engadget

Ainda nem tivemos tempo o suficiente para sentir saudades das novidades da Paris Motor Show, mas a Honda já tem mais coisas para mostrar. Com a plataforma de Design Variável para seus microveículos elétricos, a fabricante pretende oferecer automóveis com formatos que podem ser customizados de acordo com as necessidades principais de cada tipo de consumidor.

A ideia envolve basicamente a construção de pequenos carrinhos compostos por painéis impressos em 3D, o que é possibilitado por meio de um sólido porém leve esqueleto baseado em tubos capaz de dar integridade estrutural aos diminutos modelos pensados para tráfego urbano. A criação só foi possível com a utilização do conhecimento da divisão de motos da Honda e o auxílio da empresa de design Kabuku.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Plataforma de Design Variável da Honda

Como o conjunto de bateria, unidade de controle e motor estão abrigados pelo chão do veículo, a estrutura flexível permite que você escolha o tipo de corpo que seu microcarro terá. Dessa forma, um pai ou mãe que tenha dois filhos poderia optar por uma configuração interna com um assento grande e dois pequenos, enquanto uma pessoa que trabalhe individualmente com entregas talvez visse mais vantagem em um modelo no estilo picape ou em um baú fechado.

Futuro promissor

De acordo com o Engadget, o protótipo exibido pela Honda ainda apresentada a mesma textura áspera familiar a boa parte das impressões 3D, mas conseguia se mover como qualquer outro carro. Caso a tecnologia de produção com impressoras ganhe força, ela pode levar não somente a uma diminuição no tempo de criação, mas também em custos reduzidos para a indústria automotiva. Seja como for, a plataforma de Design Variável da empresa japonesa ainda deve levar algum tempo para se tornar mais do que um protótipo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.