Futuro: painéis solares poderão transformar janelas em geradores de energia

1 min de leitura
Imagem de: Futuro: painéis solares poderão transformar janelas em geradores de energia

Nos últimos anos, engenheiros e pesquisadores em geral tem buscado cada vez mais unir conceitos de construção inteligente com sustentabilidade. É preciso pensar em novas alternativas para as cidades do futuro, e é exatamente isso que a New Energy Technologies faz. A empresa está desenvolvendo um novo tipo de painel solar composto por películas fotovoltaicas semitransparentes de plástico, que são aplicadas sobre o vidro, podendo ser utilizadas tanto em residências como em edifícios comerciais.

O objetivo é que as janelas solares produzam energia limpa em grande quantidade, sem esforço, beneficiando o meio ambiente e as construções em geral para criar cidades inteligentes. O nome do projeto? Solar Window (ou Janela Solar, em tradução livre). Atualmente, os painéis estão em fase de testes, capazes de gerar eletricidade quando aplicados sobre os vidros – eles possuem um revestimento flexível e semitransparente.

Os revestimentos fotovoltaicos de polímeros orgânicos são responsáveis por capturar os raios UV, então ampliados para surtir maior efeito. Desse modo, os próprios edifícios poderiam gerar, através de suas janelas, parte da energia consumida (claro, tudo depende do tamanho do prédio de quantos painéis serão utilizados). Veja abaixo algumas imagens do projeto:

A aplicação dos painéis ocorre por meio de um processo que simula um spray de tinta ao mesmo tempo em que são aplicados outros materiais, responsáveis pela transmissão de energia. Um filme fotossensível bastante fino é colocado sobre as janelas (material menos prejudicial à natureza e mais transparente). O melhor é que luzes artificiais também podem alimentar o Solar Window, apesar de em menor intensidade.

Outro ponto positivo que merece destaque é que as temperaturas não precisam ser tão altas para produzir a energia solar através do material (algo ótimo para os dias nublados). Qual a sua opinião sobre o Solar Windows? Compartilhe com a gente nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.