Incrível: edifício italiano ganhará fachada capaz de despoluir o ar

1 min de leitura
Imagem de: Incrível: edifício italiano ganhará fachada capaz de despoluir o ar
Imagem: Arte Magazine

Em 2015, a cidade de Milão sediará a próxima edição da Exposição Mundial e é óbvio que os arquitetos italianos estão fazendo de tudo para impressionar os turistas que visitarão o país ao longo do evento.

Entre uma série de projetos criados pela tradicional empresa Nemesi & Partners, destaca-se o plano para revestir o edifício Palazzo Italia com uma elegante fachada capaz de despoluir o ar da região. A estrutura, que terá cerca de 9 mil metros quadrados, será erguida com mais de 2 toneladas de TX Active, um cimento fotocalítico fabricado pela multinacional Italcementi.

Se você está se perguntando o que é isso, explicaremos: trata-se basicamente de concreto misturado com dióxido de titânio e capaz de despoluir o ambiente ao seu redor. Ao entrar em contato com raios ultravioleta – ou seja, com a luz do sol –, o material reage com o dióxido de nitrogênio e captura alguns poluentes presentes no ar, convertendo-os em sais inertes que podem facilmente ser limpados.

O Palazzo Italia não será o primeiro edifício a usar o cimento fotocalítico, mas certamente será um dos mais belos a fazê-lo. A construção terá ainda um teto de vidro fotovoltaico que produzirá energia suficiente para alimentar todo o complexo em dias de forte sol. O projeto deve ser a principal atração da Expo 2015 e, diferente de outros projetos previstos para a feira, se tornará uma obra arquitetônica permanente da cidade italiana. Sensacional, não?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.