No tempo em que só convidados entravam no Orkut, era sinal de status ter uma conta no serviço que era chamado de “rede social de amigos confiáveis”. Naquela época, não se falava em vírus que atacam redes sociais e roubam informações de contas de usuários. Hoje, a palavra confiável sumiu das redes sociais, assim como sumiu do slogan do Orkut, que mudou sua frase de chamada para “Quem você conhece?”. Ou seja, tem mais status quem conhece mais gente. Aí começam os problemas.

A resposta curta para o mito do vírus no Orkut é NÃO. Não é possível que um vírus entre em sua máquina só porque você se registrou ou se logou na rede social. É necessária a interferência de outros fatores para que o seu computador seja danificado, suas informações roubadas ou outras pragas que nos ameaçam diariamente. Ou seja, vírus no PC só por entrar no Orkut? MITO!

 

Logo Orkut.

Explicação

O Orkut é completamente seguro, com sistemas que tentam prevenir a infecção do PC por software malicioso. Porém, assim como existem programas maliciosos espalhados pela web, também existem pessoas maliciosas espalhadas nas redes sociais, com o único intuito de danificar seu computador, roubar informações e usá-las para fins próprios e ilícitos. Portanto, seu cuidado deve ser dobrado quando você divulga informações pessoais na internet. Veja abaixo algumas dicas para não ter sua conta roubada, vírus infectando o PC e outros problemas.

1. SEMPRE tenha software antivírus no computador.

2. NUNCA clique em links colados no Orkut. Se o link foi enviado por um amigo, pergunte a ele se realmente foi ele quem enviou, para confirmar sua procedência. Seus amigos também estão sujeitos a infecções, então previna-se.

3. EVITE utilizar computadores públicos para entrar no Orkut. Pessoas com más intenções também utilizam lan houses e cybercafés para infectar computadores. Eles executam o programa malicioso no computador público e quando você digita login e senha no Orkut, PIMBA, o programa grava seus dados e os envia para o salafrário que o programou, ou simplesmente transforma sua conta em uma fonte de spam, que manda recados, emails e mensagens para todos os amigos da sua lista.

Cuidado com a invasão de privacidade.

4. EVITE utilizar serviços que solicitem sua senha e login do Orkut. Muitos deles se aproveitam da confiança depositada pelos usuários, para incluir seus emails em listas de spam e outras atividades causadoras de dores de cabeça. Quer deixar seu perfil mais legal? Procure as “apps” disponíveis dentro do próprio sistema da rede social. Com certeza haverá uma que satisfará sua vontade.

Já teve problemas com o Orkut? Já teve sua conta cancelada indevidamente? Já precisou fazer outro Orkut porque sua conta ficava enviando spam para seus amigos? Conte nos comentários a sua experiência e dê sua dica de como resolver os problemas que nos assolam todos os dias.

Cupons de desconto TecMundo: