Tira dúvidas: antivírus e antispyware

6 min de leitura
Imagem de: Tira dúvidas: antivírus e antispyware

Olá, pessoal. Neste pacote de dúvidas sobre antivírus e programas semelhantes, separamos algumas questões enviadas por nossos usuários quanto ao tema, que na maioria dos casos gera confusão em situações na verdade muito simples de resolver. Então, vamos a elas!

AVG com antispyware ou Windows Defender?

“Cara equipe do Baixaki. Eu tenho o antivírus AVG 8.5 que inclusive já vem com um antispyware e também tenho o Windows Defender. A minha dúvida é a seguinte: é necessário eu ter estas duas ferramentas de antispyware instaladas no meu computador? O antispyware do AVG 8.5  é mais eficiente do que do Windows defender no combate contra os spywares? Qual dos dois antispywares eu deixo instalado no meu computador? Acabe com esta minha dúvida, por favor, desde já agradecido.
Laerte Martins”

Caro Laerte, se você já tem um conjunto completo de antivírus e antispyware no AVG, é recomendável não utilizar outros aplicativos que atuem em tempo real no seu sistema, optando por um único deles, ou ainda programas que possam ser fechados a qualquer momento, servindo apenas para realizar varreduras no sistema.

O principal motivo disso é o consumo demasiado de memória e processamento que pode ocorrer ao utilizarmos vários aplicativos deste gênero ao mesmo tempo. Embora os antispywares não conflitem ao serem usados simultaneamente, é sempre bom ter apenas um deles rodando de cada vez. Eu recomendo que você desinstale o Windows Defender.

Removendo programas antivírus

“Olá Baixaki! Meu nome é Lucas e estou com um problema que não consigo resolver: Eu tinha o AVG 8.0, desinstalei ele pelo "Adicionar e Remover Programas" e instalei o Kaspersky Anti-Virus 7.0. Agora estou tentando instalar o Kaspersky Anti-Virus 2009 mas no instalador dele aparece que o AVG ainda esta instalado e não me deixa instalar a versão 2009. Como posso resolver isso? Obrigado.
Lucas”

Lucas, me parece que o seu problema é basicamente com a ferramenta de desinstalação do Windows. Uma boa tentativa para remover com sucesso a versão antiga do seu Kasperski pode ser instalar um programa específico para retirar outros aplicativos do seu sistema.

Baixe, neste link, o Revo Uninstaller, um dos melhores programas para substituir o removedor padrão do Windows. Caso esteja em dúvidas quanto à sua utilização, temos um guia de uso feito exclusivamente para ele, que sem dúvida irá lhe ajudar muito.

Busca por vírus demorando muito

“Gostaria de saber se é normal ou se estou fazendo de forma errada. O que acontece é que ontem baixei e coloquei o antivírus Avast para fazer a varredura, só que a varredura já dura quase 20 horas e nem sinal de término. Até o momento tendo feito a varredura em 65580 arquivos, tendo identificado 19 itens infectados, passando o mouse por cima do ícone do Avast informa ter 7 provedores ao total com 6 em execução. Bom, a minha pergunta na verdade é se demora tudo isso mesmo, se estou fazendo de forma errada, e se tem alguma forma mais rápida e eficiente.”
Welliton Carvalho”

Aparentemente, você fez tudo certo, Welliton. No entanto, mesmo que suas configurações de hardware sejam mais simples, nenhum antivírus pode demorar tanto tempo assim para completar a varredura no computador.

Tente removê-lo do seu computador, reiniciando o sistema, e então instalando-o novamente. Depois, atualize o programa, reinicie o computador mais uma vez, e então realize uma varredura completa no seu disco rígido. Também temos um guia completo sobre o Avast no Baixaki, que pode ser de grande valia para o seu problema.

Vírus no Orkut e no MSN

“Meu computador pegou vírus. Toda vez que eu entro no Orkut já aparece de imediato a minha página de amigos. E andaram pegando a minha foto e enviaram para toda minha lista de contatos pedindo para votarem na minha foto e aparecia um link de uma comunidade para as pessoas clicarem. Como devo fazer para me livrar desse vírus? E no MSN também estão enviando um e-mail como se eu tivesse enviando para todos os meus contatos referente a fotos. Só que a gente não consegue abrir o arquivo, aparece como "arquivo corrompido". O que devo fazer para sanar esse problema e qual programa gratuito que posso baixar? Obrigada pelas informações.
Enaide Lazarini”

Enaide, programas como os Messengers e sites como o Orkut são verdadeiros alvos de vírus, spywares, hackers e tudo o que há de ruim na Internet. Por estes motivos, usuários do gênero devem sempre ter bons aplicativos para se manterem protegidos de ameaças.

Como o seu caso parece ser grave, eu recomendo que você instale o Kaspersky Antivírus no seu computador. Ele é pago, mas você pode usá-lo gratuitamente e com todas as suas funções por um mês. Lembre-se de atualizar o programa antes de realizar sua primeira busca, que provavelmente acabará com os seus problemas.

No entanto, caso os vírus tenham sido removidos e a sua conta no Orkut continue estranha, você pode ter sido hackeada. Se isso aconteceu, infelizmente a única saída pode ser criar outra conta no site do serviço.

Instalar mais de um antispyware causa problemas?

“Olá pessoal! Essa pergunta não é só minha são de muitos e gostaria muito que me respondesse. Há pouco tempo instalei o novo AVG 8.0, que vem com antispyware. Se eu colocar outro antispyware como o Spybot junto se entraria em conflito com o antispyware do AVG 8.0 ? Agradeço a resposta e muito obrigado!
Junio”

Não, Junio. Não há problemas quanto a conflitos no caso de instalar dois ou mais antispywares no seu computador. Como eu citei anteriormente, a única restrição a este tipo de alternativa é o consumo elevado de processamento e memória que você pode causar. Porém, se o seu PC rodá-los tranquilamente, a instalação de outro aplicativo pode ser feita sem complicações.

AVG parou de atualizar

“Olá amigos, estou tendo problema com o meu antivírus um amigo meu instalou de um CD o AVG 8.0 até ai tudo bem, mais depois de alguns dias o antivírus ficou desativado, ele veio mexeu e atualizou, mais sempre fica nessa depois de alguns dias ele fica desativado e minha máquina fica desprotegida. Vocês tem alguma solução pra esse problema? Obrigado.
Sidney Gomes”

Sidney, a primeira ação que eu recomendo a você é baixar e instalar a última versão do AVG, que já é a 8.5, o que pode ser a explicação para a falta de atualizações. Se mesmo assim os problemas continuarem, verifique se outros aplicativos de segurança possam estar barrando a conexão com o servidor de atualização do programa, como um firewall, por exemplo.

A última saída, embora seja a mais trabalhosa, é realizar as atualizações manualmente. Para isso, vá até a página de atualização do programa e baixe o último arquivo da lista. Agora, abra o AVG e escolha atualizá-lo através do arquivo, selecionando-o em seguida.

É interessante instalar mais de um antivírus no computador?

“Oi, gostaria de saber se posso instalar o Avast no meu computador, sendo que já tenho um antivírus que se chama Eset, o ruim dele é que ele é em inglês. Obrigada.
Lidiane Fernandes”

Lidiane, infelizmente não é recomendado ter mais de um software antivírus instalado no computador. Em praticamente todos os casos, há problemas com conflitos em banco de dados, quarentena, atualizações e buscas por vírus quando usamos dois ou mais deles ao mesmo tempo.

Além disso, os programas antivírus em geral consomem uma quantia significativa de memória e processamento para manter o computador sempre protegido. Instalar mais deles pode deixar o seu sistema significativamente mais lento.

Considerações finais

Nós do Baixaki agradecemos a atenção de todos, e estamos sempre prontos, na medida do possível, a ajudar a quem precisa. No caso de vírus e ameaças virtuais, a melhor saída ainda é prevenir as infecções, agindo de maneira responsável e cautelosa em sites e programas.

Temos centenas de aplicativos destinados à segurança do computador, entre antivírus, antispywares, firewalls e diversos outros. Confira sempre os tutoriais sobre cada um deles, dicas de nossos funcionários e dos usuários que já fizeram uso de cada um, o que permitirá que você faça as melhores escolhas para os programas que instalará no seu PC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.