A remuneração dos artistas pela veiculação de seus trabalhos via serviço musical de streaming vem sendo uma questão bastante polêmica nos últimos anos, especialmente para o Spotify, que já admitiu falhar nesse assunto. Para tentar solucionar esse problema — e ganhar a confiança de muitos profissionais e comunidades do setor — a companhia anunciou a compra da startup Mediachain Labs, que será responsável por atribuir as faixas e os autores aos seus respectivos direitos autorais e pagamentos.

A Mediachain Labs usa a tecnologia blockchain, difundida pela Bitcoin, para construir uma rede de informações descentralizada, usando metadados de conteúdo colaborativo. A empresa do Brooklyn utiliza arquitetura peer-to-peer para suas aplicações a partir de um motor que identifica os criadores e seus trabalhos e pode recompensá-los por meio de moeda criptografada.

Mediachain Labs conta com a expertise de Arkadiy Kukarkin, engenheiro que ajudou a construir a bem-sucedida plataforma de curadoria e lançamentos Hype Machine

O que anima os músicos é, além de um contrato mais justo e uma maneira mais fácil de receber seu dinheiro, a experiência do diretor técnico da Mediachain Labs no setor: Arkadiy Kukarkin foi quem ajudou o site Hype Machine a se tornar referência em curadoria e atualmente uma das mais respeitadas plataformas de lançamento, especialmente no meio independente.

As brigas do Spotify

O pagamento de royalties e a atribuição adequada de remuneração às faixas e aos artistas têm sido dores de cabeça para o Spotify, desde seu nascimento. Vários cantores, a exemplo de Taylor Swift e Jay Z, falam publicamente sobre esses problemas e boa parte da comunidade independente também reclama de um sistema que valorize mais o trabalho dos músicos.

No ano passado, a companhia foi condenada a pagar mais de US$ 20 milhões em compensação por direitos autorais e mais de US$ 5 milhões em multas para a National Music Publishers Association, que representa os compositores estadunidenses. Com a concorrência da Apple Music, da Amazon e da Google Play apertando — além do Deezer —, a aquisição da Mediachain Labs é uma forma de o Spotify reconquistar a confiança de bandas e produtores.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Cupons de desconto TecMundo: