A Necurs é a maior rede de bots de spam e phishing do mundo. Só em dezembro de 2016, ela enviou mais de 35 milhões de emails maliciosos. Porém, os esforços sobre cibersegurança em todo o mundo vem diminuindo o tamanho dessa rede que, em março de 2017, teve um tráfego de apenas 7 mil emails fraudulentos.

Uma queda absurda de 35 milhões para 7 mil emails

Exatamente por essa queda na atividade da Necurs, cibercriminosos estão buscando canais alternativos para aumentar o tráfego de phishing — os filtros de spam, com o tempo, vão "aprendendo" quais são os canais maliciosos —, segundo o pessoal da Kaspersky Lab.

"Aparentemente, os criminosos ficaram intimidados com o grande alarde em torno dos malwares de criptografia e decidiram suspender os envios de e-mail em massa", comentou a equipe da Kaspersky Lab. "Contudo, é pouco provável que essa decisão resulte na extinção desse vetor de ataque".

Agora, os cibercriminosos buscam novas maneiras de burlar os filtros

De acordo com Darya Gudkova, especialista em análise de spam da Kaspersky Lab, essa queda no tráfego também indica que os cibercriminosos estão buscando outros terrenos, outros truques e técnicas para evitar a detecção. "Provavelmente, essa tendência vai persistir, pois as vítimas consideram confiáveis os documentos protegidos por senha, por exemplo. Além disso, as soluções de segurança de TI não conseguem verificar esses documentos”, disse sobre o phishing com arquivos em emails.

Um relatório de spam da Kaspersky Lab também identificou as seguintes tendências no primeiro trimestre de 2017:

  • A parcela global de spam correspondeu, em média, a quase 56% do tráfego de e-mail do primeiro trimestre, em comparação com 59,9% no quarto trimestre de 2016 
  • O número total de anexos de malware no tráfego de e-mail diminuiu 2,4 vezes em relação ao trimestre anterior 
  • Mais da metade de todos os ataques de phishing foram direcionados ao setor financeiro, incluindo bancos (quase 26%), sistemas de pagamento (mais de 13%) e lojas virtuais (quase 11%). 
  • O Brasil está entre os 10 principais países fontes de spam e entre os 10 principais países alvo de e-mail mal-intencionado; o País também ocupa a 2ª posição dos 10 melhores países por porcentagem de usuários atacados.

Cupons de desconto TecMundo: