Quando se trata de usuários de serviços de email, há dois tipos de pessoas: aquelas que ficam loucas da vida toda vez que recebem uma mensagem indesejada em sua caixa postal e aquela que aprendem a conviver com os inevitáveis spams. Um novo serviço, no entanto, mostra que a vida online é mais do que pescar emails importantes no meio de tanto lixo ou passar meia hora por dia deletando itens não requisitados. Com o Unroll.me, a ideia é que você possa se descadastrar facilmente de qualquer tipo de mala direta digital.

Pode ficar tranquilo, a brincadeira vai realmente direto ao ponto e permite que, em poucos cliques, sua conta de email fique bem mais leve e tranquila de ser gerenciada. Para começar, basta acessar a página do projeto e clicar no botão “Get started now” para ser direcionado a uma tela que pede para que você escolha qual serviço de email é o alvo da limpeza da vez. Apesar de Gmail, Yahoo! e Outlook ganharem destaque no quadro, basta escolher “Signup with another email provider” para avançar com o email de sua preferência.

Serviço da suporte a uma infinidade de emails

Com o login feito e o acesso ao programa liberado, o Unroll.me faz uma varredura completa no seu perfil e detecta exatamente em quantos sistemas de envio de mensagens o seu endereço virtual está inscrito. Se você costuma utilizar um só email para todas as suas atividades na web, não se surpreenda se esse número chegar às dezenas ou centenas de serviços levantados durante a análise. Com essa listagem nas mãos, é possível escolher quais deles cancelar ou, se não tiver dó, ativar um botão para detonar todos os remetentes de spams.

Gerenciar as inscrições é bem fácil

Caso prefira administrar melhor essas mensagens indesejadas ou conferir um histórico do que foi excluído ou não da sua conta, não esquente a cabeça: há solução para tudo isso. O serviço oferece, por exemplo, a opção de Rollup, que permite o cadastro de alguns dos remetentes em uma lista que envia suas mensagens para uma pasta específica do seu email. Além disso a própria página, ao fazer a limpeza do seu acervo de emails, cria seções para cada serviço cancelado, deixando que você não perca conteúdo antigo ou possa voltar atrás na exclusão.

Quase de graça

Pode compartilhar, por favor?

Apesar de o sistema de descadastramento ser realmente gratuito e não pedir nem mesmo por um cadastro junto à iniciativa, ele pode acabar exigindo que você compartilhe o link do Unroll.me nas suas redes sociais – Facebook, Twitter ou LinkedIn – antes de efetivamente limpar a sua caixa postal. E aí, será que vale a pena contribuir de leve para o spam na sua linha do tempo – e na de seus amigos – para se livrar de ver de uma verdadeira enxurrada de spam diários? Deixe o seu comentário mais abaixo!

Cupons de desconto TecMundo: