A Sony finalmente apresentou o tão esperado PSP2. Na realidade, o aparelho ainda não tem nome, mas foi apelidado de NGP (Next Generation Portable, ou Portátil da Nova Geração) e é um monstro eletrônico. A apresentação da Sony mostrou que o “bichinho” é poderoso e que deve abrir a “nova geração” de consoles portáteis.

O NGP chega às lojas no final de 2011, mas ainda não tem um preço sugerido. De acordo com a Sony, o NGP não utilizará discos UMD, mas um novo sistema de armazenamento — uma espécie de cartão flash — que guardará os jogos comercializados nas lojas, enquanto a memória interna se ocupa dos downloads futuros, bem como dos saves do jogador.

A apresentação do console revelou demonstrações técnicas no qual o NGP rodava com muita propriedade títulos como Uncharted, Metal Gear Solid 4, LittleBigPlanet e Call of Duty. O processamento gráfico do NGP parece ser realmente impressionante — há quem o considere como portátil mais potente já anunciado.

A Sony também confirmou mais de 10 títulos para o NGP e revelou uma lista de 82 desenvolvedoras e publicadoras que já trabalham em jogos para o novo console. Outra novidades apresentada no evento PlayStation Meeting foi a PlayStation Suite, uma espécie de "app store" do PlayStation para dispositivos baseados no sistema Android.

Já estamos preparando um apanhado bem detalhado com todas as informações, além das especificações técnicas do novo console portátil da Sony, o NGP (PSP2). Enquanto isso confira as fotos do NGP na galeria.