Sony anuncia Xperia Z Ultra em modelo especial para o Brasil

4 min de leitura
Imagem de: Sony anuncia Xperia Z Ultra em modelo especial para o Brasil

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

A Sony e a Qualcomm anunciaram neste sábado (28/09) o Xperia Z Ultra, o novo gadget da série a desembarcar no Brasil. Embora ele ainda não tenha data para chegar, nem mesmo preço definido, o aparelho já merece atenção de quem está querendo trocar de smartphone.

O Tecmundo acompanhou de perto a apresentação do gadget em um evento no parque Hopi Hari, onde foi possível também testar o potencial do aparelho e conferir suas principais funções, como a resistência à água e poeira.

Um top de linha com TV Digital

Segundo Joe Takata, gerente de produto da Sony Mobile no Brasil, o aparelho teve diversas modificações para uma versão especial pensada no público brasileiro. Além do Brasil, o aparelho também será comercializado no Japão. Uma das modificações mais relevantes foi a inclusão do sistema de recepção de sinal televisivo.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Segundo Takata, não existem opções no mercado brasileiro para quem quer um aparelho top de linha que inclua a função TV – e o Xperia Z Ultra veio para quebrar essa tradição. Se você não se interessa por um gadget de entrada, mas não abre mão de acompanhar a programação de TV local, pode contar com a ferramenta do novo aparelho da Sony, que está pronto para receber o sinal da TV Digital brasileira.

Além de ver seus programas preferidos, o aparelho permite gravá-los, inclusive com agendamento prévio. Para isso, você vai contar com os 16 GB de memória interna, com a possibilidade de expansão de mais 64 GB com cartão de memória.

A tela Full HD mais fina do mundo

Complementando a função de TV digital, a Sony traz no Xperia Z Ultra uma impressionante tela de 6,4” que, embora seja muito maior do que a média para smartphones, promete satisfazer ao público que não dispensa um grande display. Para Takata, mesmo tendo um tamanho surpreendente, o aparelho não deixa de ser portátil e “tem a largura de um passaporte”, complementa.

A espessura dele é de 6,5 milimetros, e o gadget traz frente e traseira revestidas de vidro temperado, acompanhadas de uma estrutura em metal sólido. Em uma das laterais fica o suporte para o carregador magnético do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

O smartphone ainda conta com a tecnologia Triluminos, implementada este ano nos televisores da série BRAVIA. Isso significa que ele utiliza uma tecnologia de semicondutores com nanocristais com propriedades quânticas capazes de oferecer um aumento de 50% na gama de cores que a tela pode reproduzir. Com isso, a promessa da Sony é entregar imagens que chegam muito mais próximas à realidade do que em displays comuns.

Para complementar, a tecnologia já chega com o X-Reality, um sistema de compensação de cores que é capaz de analisar as imagens para complementar os pixels faltantes, deixando os vídeos mais nítidos.

Desempenho

Para dar conta de tudo isso, a Sony escolheu como processador o Qualcomm Snapdragon™ 800 quad-core 2,2 GHz, o mais avançado de sua linha - e um dos mais poderosos do mundo. Com uma arquitetura própria, ele permite o controle de tensão e frequência de forma individual em cada Core.

Isso aumenta mais ainda a duração da bateria, já que os Cores têm sua frequência reduzida ou até podem ser desligados ao utilizar ferramentas mais simples do aparelho, sem perder a velocidade ou a fluidez da navegação. O Xperia Z Ultra ainda conta com memória RAM de 2 GB, bateria de 3.000 mAh e está pronto para o sistema 4G brasileiro.

Filme tudo, até embaixo d’água

O Xperia Z Ultra é resistente à poeira e também é à prova d’água. É possível submergir o aparelho em até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos. Também é possível fazer filmes e fotos, mas todos os comandos devem ser dados ainda fora da água, já que o display não é capaz de reconhecer os toques estando submerso.

Molhe o gadget sem dó! (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

A câmera traseira do aparelho é de 8 MP e conta com o sensor Exmor RS com HDR (High Dynamic Range), que também é capaz de capturar vídeos a 1080p. A câmera frontal é de 2 MP.

Utilize qualquer lápis ou caneta na tela

Uma das possibilidades mais interessantes do Xperia Z Ultra vem da facilidade de uso de canetas para a sua tela. O display aceita o contato de qualquer lápis ou caneta comum. Assim, não é necessário se preocupar em comprar ou carregar uma caneta específica para telas sensíveis ao toque.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Logo, não é necessário se preocupar com nenhum dano: é só pegar qualquer caneta e sair controlando o aparelho. Sua tela é revestida de uma película especial, capaz de evitar riscos e arranhões causados pelo uso diário ou pela utilização de canetas com ponta metálica em seu display.

.....

Embora o Xperia Z Ultra ainda não tenha data de lançamento definida para o Brasil, o Tecmundo já está com um exemplar em mãos e em breve você poderá conferir todas as ferramentas e funcionalidades do smartphone no nosso review. Fique ligado para mais novidades!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.