menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Folha condutiva da Sony pode substituir a pasta térmica usada em computadores

Novo material desenvolvido pela empresa apresenta eficiência sem igual na dissipação do calor provocado por um processador.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule18/07/2012, às 06:05

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech On!)

A Sony Chemical & Information Device Corp exibiu no ultimo sábado (14) um protótipo de uma nova folha de fibra de carbono cuja condutividade é equivalente àquela apresentada por pastas térmicas usadas em computadores. Entre as vantagens apresentadas pelo produto está um tempo de vida mais duradouro, além de uma maior facilidade de aplicação.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Batizado como EX20000C, o produto é constituído por uma camada de silicone densamente embalada com fibra de carbono, apresentando uma resistência termal de 0.4-0.2K·cm2/W. Em outras palavras, o material é muito mais eficiente do que métodos tradicionais usados para transferir o calor gerado por um processador até um dissipador.

Uma demonstração feita pela Sony durante o evento Techno-Frontier 2012 mostra que a novidade é capaz de manter uma CPU em uma temperatura 3° C mais baixa do que quando são usadas pastas térmicas comuns. “A EX20000C é a primeira folha que possui uma resistência termal tão baixa”, afirmou a companhia ao site Tech On!.

A perspectiva é que a tecnologia seja aplicada em servidores e projetores de grande desempenho, entre outros projetos bastante específicos. Até o momento, não há previsão de quando a novidade poderá fazer sua estreia em produtos voltados para um mercado consumidor mais amplo.

Fonte: Tech On!