Logo TecMundo
Software

WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

Foram encontrados indícios de que a Meta prepara uma assinatura para navegação sem anúncios no WhatsApp.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule26/01/2026, às 11:00

updateAtualizado em 26/01/2026, às 14:56

O WhatsApp pode estar prestes a ganhar uma assinatura paga para remover anúncios do aplicativo. Indícios do plano foram encontrados em uma versão recente do mensageiro, conforme apurado pelo site Android Authority, mas a novidade ainda não foi anunciada oficialmente pela Meta.

A movimentação acontece meses depois de a empresa confirmar a chegada da publicidade ao WhatsApp, em junho de 2025. Desde então, os anúncios passaram a ser exibidos exclusivamente na aba “Atualizações”, espaço dedicado aos Status e aos Canais.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Dentro da versão 2.26.3.9 do WhatsApp, desenvolvedores identificaram linhas de código que fazem referência direta a uma assinatura para uso do app sem anúncios. Um dos trechos encontrados diz: “Como você removeu recentemente sua conta do WhatsApp da sua Central de Contas, o preço da sua assinatura para visualizar o Status e Canais sem anúncios diminuiu”.

whatsapp ad subscription
Uma versão recente do WhatsApp contém uma página que faz referência ao plano pago. (Fonte: Android Authority/Reprodução)

Além disso, o aplicativo também apresenta menções a uma tela explicativa sobre o plano pago. Em outro trecho, o texto afirma: “Você optou pela assinatura para usar o Status e Canais sem anúncios. Agora, que você alterou sua idade, sua assinatura não é mais necessária e será cancelada”.

Apesar das referências encontradas no código, ainda não há informações oficiais sobre o funcionamento da assinatura do WhatsApp. Não se sabe quanto o plano pode custar, nem se ele oferecerá benefícios adicionais além da remoção de anúncios na aba de Atualizações.

Meta oferece planos pagos em outros serviços

Vale lembrar que, em alguns países, a Meta já oferece assinaturas para uso do Facebook e do Instagram sem publicidade. Isso sugere que a estratégia pode estar sendo expandida gradualmente para outros produtos do ecossistema da empresa.

Na prática, os anúncios do WhatsApp são menos intrusivos do que em outras redes sociais, já que não aparecem nas conversas privadas. Usuários que utilizam o app apenas para troca de mensagens, portanto, dificilmente se deparam com a publicidade.

Até o momento, a Meta não comentou oficialmente sobre a possível assinatura do WhatsApp.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre aplicativos, redes sociais e tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nosso site para não perder nenhuma atualização.