Foram revelados os primeiros detalhes de um recurso de segurança do Android que está há meses em desenvolvimento. Trata-se do Intrusion Logging, ou Registro de intrusões em tradução livre para o português.
A ferramenta foi anunciada em maio de 2025 pelo Google, mas só agora o site Android Authority teve acesso ao recurso por meio de engenharia reversa na versão 26.02.31 do Google Play Services.
Nossos vídeos em destaque
Isso significa que a plataforma ainda não foi disponibilizada para o consumidor, mas já está em fase de implementação oficial da interface no sistema e deve ser liberada em atualizações futuras.
O que é o Intrusion Logging do Android?
O Intrusion Logging é uma espécie de camada adicional de proteção para smartphones. Ele preserva relatórios de algumas atividades realizadas no aparelho, para que você tenha mais evidências no caso de incidentes de segurança.
- Ao ativar o recurso, que é opcional, você confia a si mesmo ou a um contato de segurança a possibilidade de conferir o que pode ter sido acessado no aparelho se você suspeitar de uma invasão;
- Os relatórios incluem atividades como conexão a outros dispositivos, instalação de aplicativos sem a sua autorização, data e hora de quando a tela foi desbloqueada, histórico de navegação e outras informações;
)
- Esses arquivos ficam armazenados na nuvem de forma criptografada e são deletados depois de 12 meses;
- Os documentos podem ser baixados manualmente caso você suspeite de uma atividade incomum. Eles podem ser utilizados como prova judicial no futuro, por exemplo, ou para auxiliar na contenção de crise por governos e empresas;
- O Intrusion Logging fica dentro das Configurações do Android, mais especificamente no menu de proteção avançada.
)
Apesar de também poder ser usado pelo consumidor padrão, o principal objetivo do Google é auxiliar pessoas que lidam com dados sensíveis e podem ser alvo de ataques elaborados de invasão.
É o caso de softwares de espionagem mais sofisticados como o Pegasus, por exemplo, ou outros métodos de espionagem que miram jornalistas, ativistas políticos, opositores de governos e empresários.
O WhatsApp agora tem um novo golpe usando imagens de visualização única para extorquir vítimas. Saiba mais sobre esse perigo nesta matéria.
)
)
)
)
)
)
)