O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou, nesta segunda-feira (15), uma nova plataforma de inteligência artificial que ajuda usuários no desenvolvimento de trajetórias profissionais alinhadas às demandas do mercado. O serviço é oferecido gratuitamente.
Batizada de “Nai”, a novidade utiliza a tecnologia de IA do Google Cloud, parceiro do projeto assim como o Serviço Social da Indústria (SESI). O convênio firmado pelo trio em 2023 e válido por cinco anos prevê ações de transformação digital em diferentes níveis educacionais e melhorias voltadas à indústria.
Nossos vídeos em destaque
Como funciona a IA do Senai?
Se você está em busca de emprego e/ou quer mudar de carreira, a IA Nai pode auxiliar na tarefa. Ela analisa as informações fornecidas, como dados do currículo, histórico de experiências e descrições de atividades para identificar pontos fortes, lacunas na qualificação e possíveis caminhos a seguir.
- Para tanto, a tecnologia se baseia em grandes volumes de dados e algoritmos avançados, podendo sugerir capacitações próximas aos perfis procurados pela indústria;
- A plataforma também sinaliza áreas em expansão relacionadas ao currículo e aponta possíveis trajetórias profissionais;
- Além disso, direciona para carreiras com maior probabilidade de sucesso e oportunidades disponíveis no momento, incluindo vagas de emprego publicada no Google Jobs;
- Outra funcionalidade é o cálculo de brecha de competências e habilidades entre o perfil atual e os planos profissionais, recomendando conteúdos de aprendizagem para melhorias.
)
Novas ferramentas devem ser adicionadas a partir de 2026, como a orientação para elaboração de currículos e as sugestões de trilhas de aprendizagem personalizadas com base nos cursos do Senai. Haverá, ainda, apoio estruturado no formato de mentoria online.
“A IA capacita as organizações a serem mais responsivas em relação às comunidades, fornecendo dados cruciais, identificando padrões invisíveis aos humanos e simulando cenários complexos, contribuindo no entendimento das necessidades, priorizando e fornecendo serviços essenciais”, destacou o diretor de vendas do Google Cloud para o setor público na América Latina, Milton Burgese.
Como acessar?
Para usar a IA do Senai, basta acessar o site da iniciativa e se cadastrar. A seguir, você deve enviar o currículo e preencher as informações básicas sobre o histórico profissional e acadêmico, além de responder a questionários de múltipla escolha relacionados a objetivos, competências e habilidades.
Ao final, a plataforma vai gerar um relatório contendo as habilidades identificadas, pontos a serem melhorados e avanços observados. O resumo fica salvo no perfil do usuário e acompanha a evolução das competências com o passar do tempo, ajustando as recomendações.
Siga acompanhando as notícias mais recentes de tecnologia no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)