Após o anúncio em maio deste ano, a Opera enfim disponibilizou para uso o Opera Neon, novo navegador que chega com inteligência artificial agêntica. A plataforma possui preço de assinatura de R$ 19,90 por mês e tem acesso direto às tecnologias pagas do Gemini, como o famoso Nano Banana.
Desde o anúncio, o Neon foi considerado como uma “revolução” na forma de criar navegadores e de como a IA age pelos usuários. Esse software utiliza as famosas IAs agênticas, que são capazes de agir e executar determinadas ações, que podem ser até algumas automações para realizar compras online.
Nossos vídeos em destaque
A diferença para um navegador normal é que o Neon não exibe somente as páginas, mas executa as tarefas. Nele, há o Neon Chat, que funciona como um chatbot tradicional, mas consegue também compreender o contexto da navegação e oferecer respostas mais confiáveis e sugestões.
)
Há também uma funcionalidade chamada de Neon Make, que basicamente funciona como um motor criativo movido por inteligência artificial. Essa ferramenta consegue “transformar ideias em resultados concretos”, como a criação de jogos, alguns softwares mais básicos, e até mesmo sistemas e sites.
Integração com Gemini, ChatGPT e Veo
Apesar de não ser um browser gratuito, o Opera Neon dá acesso aos modelos Gemini 3 Pro, GPT-5.1, Veo 3.1 e Nano Banana Pro. O mais legal parece ser o Neon Do, um recurso baseado em estruturas chamadas de “operators”, que consegue automatizar certas tarefas para facilitar e simplificar a vida do usuário.
- Esse Neon Do pode criar uma automatização que preenche automaticamente reservas em sites de hotéis e restaurantes, além de formulários;
- Para a Opera, a chegada do Neon coincide com a Web 4.0, que marca as IAs como protagonistas da navegação;
- Nesse contexto, executivos da empresa entendem que haverá uma “guerra de navegadores” em um futuro próximo;
- Para facilitar o uso, o navegador possui um sistema de cartões com instruções pré-definidas para explicar o que ele deseja ao sistema;
- Há também as “Tasks”, que entendem o cenário e usa a IA para analisar, comparar e agir em várias fontes diferentes;
- A empresa também destaca que todo o processamento de dados é feito localmente, para dar mais proteção durante o uso;
- Em outubro, o navegador recebeu a ferramenta de Deep Research (ODRA), que gera relatórios de pesquisa avançados após os comandos.
Diferente de outros navegadores, o Opera Neon é um browser pago, e quem quiser utilizá-lo vai precisar desembolsar quase R$ 20 por mês. A parte boa é a integração com agentes e chatbots importantes, como os serviços do Google, conhecidos pela qualidade avançada.
Quer ficar por dentro das últimas novidades em inteligência artificial e tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe tudo sobre as inovações da OpenAI e de outras gigantes do setor.
)
)
)
)
)
)
)