Software

Google anuncia novos recursos de IA para o Gmail, Meet e mais apps de trabalho

Com o Gemini ainda mais integrado ao Gmail, o usuário poderá aproveitar a IA para gerar respostas rápidas e muito mais.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

20/05/2025, às 15:06

Novos recursos de inteligência artificial para o Gmail e outros apps também foram revelados durante o Google I/O 2025, realizado nos Estados Unidos nesta terça-feira (20). Os aprimoramentos chegam por meio de uma maior integração do Gemini aos serviços da empresa.

Segundo a gigante de Mountain View, usuários do Workspace já têm acesso a mais de 2 bilhões de assistências de IA todos os meses, e a previsão é que o número aumente ainda mais com as novidades. As atualizações trazem melhorias para o Meet, Docs e outros apps, além do popular serviço de email.

novos-recursos-de-ia-gmail-e-outros-apps-1.jpg
Vários apps do Google estão recebendo melhorias promovidas pela IA. (Imagem: Getty Images)

Quais são as novidades do Gemini no Gmail?

Procurar informações em mensagens antigas e reler conversas longas para responder aos contatos são ações que podem tomar um tempo precioso de quem lida com muitos emails diariamente. Para auxiliar essas pessoas, o Gemini agora terá mais funções no Gmail.

  • A IA poderá sugerir respostas rápidas e personalizadas, com detalhes relevantes, ao vasculhar a caixa de entrada e informações no Google Drive;
  • Adaptar o tom do texto ao estilo do usuário, seja mais formal ou caloroso, para que as respostas se tornem mais autênticas;
  • Organizar a caixa de entrada, assumindo o controle de ações como exclusão ou arquivamento de mensagens desnecessárias;
  • Basta dar as instruções corretas ao Gemini, como “Exclua todos os emails não lidos do remetente X do ano passado”.

Além disso, o serviço de email vai ganhar a função de agendamento rápido de compromissos, que sugere diferentes opções de horários para clientes e parceiros. Ela aparece quando o Gemini detectar que você está tentando marcar um encontro ou videoconferência com um de seus contatos.

Como explicou a big tech, algumas dessas ferramentas não estarão disponíveis de imediato. Elas serão disponibilizadas de maneira gradual, devendo chegar ao Gmail até o próximo trimestre.

novos-recursos-de-ia-gmail-e-outros-apps-2.jpeg
O Gemini agora está mais integrado aos apps do Google. (Imagem: Google/Divulgação)

E nos outros apps?

Para quem tem o costume de realizar chamadas de vídeo com falantes de outros idiomas, o Google Meet vai facilitar a comunicação com a tradução de fala, que acontece em “quase tempo real”, segundo a companhia. A novidade está sendo liberada agora para assinantes dos planos AI Pro e Ultra, em beta, nos idiomas inglês e espanhol — mais opções serão adicionadas em breve.

Outras novidades reveladas durante o Google I/O 2025 são:

  • Corte automático de transcrições em gravações ao editar com o Google Vids;
  • Lançado no ano passado, o Vids também terá o recurso de som balanceado, para ajustar o volume nos vídeos, e avatares de IA que funcionam como apresentadores;
  • No Google Docs, um assistente de escrita atualizado vai sugerir melhorias no texto com base em dados de fontes confiáveis, enriquecendo o conteúdo;
  • A criação de imagens no Slids, Vids e Docs, dentro do Workspace, permitirá o uso do modelo de última geração Imagen 4, resultando em criações mais detalhadas.
  • Confira: Google anuncia novo visual do Android 16: veja novas animações e recursos

Assim como no Gmail, alguns desses recursos estão sendo liberados agora e outros só chegarão nas próximas semanas. Vale lembrar, ainda, que a maioria das ferramentas é para usuários do Workspace para organizações, mas algumas serão disponibilizadas em planos individuais pagos do Google One.

Curtiu as novidades do Google I/O 2025? Deixe a sua opinição sobre o evento comentando nas redes sociais do TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Fontes