menu
Logo TecMundo
Software

Encontre Meu Dispositivo agora permite compartilhar localização; saiba como utilizar

O compartilhamento de localização com outras pessoas é parte da atualização recentemente lançada para o aplicativo

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule17/03/2025, às 13:30

Encontre Meu Dispositivo agora permite compartilhar localização; saiba como utilizarFonte: 9to5Google

(Fonte: Henry Perks/Unsplash)

O “Encontre Meu Dispositivo” agora permite compartilhar sua localização com amigos e familiares. Disponível em uma espécie de versão Beta, a nova função permite enviar e acompanhar a posição de outras pessoas em uma seção inédita do aplicativo. As informações são do site 9to5Google.

A funcionalidade está localizada na aba “Pessoas” (“People”, em inglês). Na seção “Compartilhando com você”, é possível visualizar, em tempo real, todas as localizações de usuários que compartilharam sua posição com você.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Assim como no rastreamento de dispositivos, basta tocar no nome de alguém para ver onde a pessoa está no mapa. A função também está disponível na versão web do serviço.

undefined
Agora o Encontre Meu Dispositivo permite acompanhar a localização de outras pessoas. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)

Já na área “Você está compartilhando com” (“You’re sharing with”, em inglês), é possível conferir com quais contatos você decidiu compartilhar sua posição e quanto tempo resta para o rastreamento expirar.

O compartilhamento pode ser feito de duas formas: selecionando contatos específicos no carrossel ou enviando um link de compartilhamento. A duração pode ser limitada a uma hora, ao dia inteiro, a um período personalizado ou até ser encerrada manualmente.

Como funciona a rede do Encontre Meu Dispositivo?

A rede do Encontre Meu Dispositivo permite compartilhar a localização de dispositivos mesmo sem conexão com a internet ou quando estão desligados. Essa funcionalidade, que garante rastreamento quase ininterrupto, está disponível desde abril de 2024.

Para isso, o serviço do Google utiliza dados de crowdsourcing (alimentada pelos usuários) e tecnologia Bluetooth. Caso um dispositivo offline seja detectado por Bluetooth, suas informações de localização são enviadas ao Google, permitindo que ele seja encontrado.

Todo o processo ocorre de forma automática, em segundo plano e com criptografia de ponta a ponta. Além disso, os dispositivos são identificados por etiquetas temporárias, reduzindo a possibilidade de rastreamento indevido.

Como participar da rede “Encontre Meu Dispositivo”

Para compartilhar dados do seu dispositivo e contribuir com a rede do Encontre Meu Dispositivo, é necessário ativar a função manualmente. O aplicativo oferece quatro opções:

  • Desativado: seu dispositivo não participa da rede e não pode ser rastreado por meio do serviço;
  • Sem rede: você não contribui para a rede, mas ainda pode localizar seus próprios dispositivos;
    Com rede apenas em áreas de muito tráfego: seu dispositivo compartilha dados apenas em locais movimentados, permitindo que seja encontrado mesmo offline;
  • Com rede em todas as áreas: seu dispositivo colabora continuamente com a rede, ajudando a localizar dispositivos perdidos e podendo ser rastreado remotamente.

Outras novidades do Encontre Meu Dispositivo

A atualização também trouxe mudanças visuais ao aplicativo. A interface em tela cheia foi substituída por uma exibição dividida, com o mapa na parte superior e a lista de dispositivos pareados na parte inferior.

Como resultado, os ícones dos dispositivos ficaram menores, mas sem comprometer a identificação. Além disso, o aplicativo agora conta com duas abas — “Dispositivos” e “Pessoas” — acessíveis na parte inferior da tela.

undefined
A interface do Encontre Meu Dispositivo foi revisada, agora com mais informações. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)

Embora semelhante ao visual anterior, a nova interface prioriza a funcionalidade, mantendo um design simples e intuitivo.

Todas essas novidades estão contidas na versão 3.1.277-4 do Encontre Meu Dispositivo. O update é distribuído de forma gradativa via Google Play desde a última quinta-feira (13).