Software

Sem futebol no IPTV pirata: LaLiga quer bloquear transmissões ilegais no Brasil

A organizadora do Campeonato Espanhol vai fornecer tecnologia para identificar as plataformas de pirataria

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

25/02/2025, às 22:00

A Liga de Futebol Profissional da Espanha (LaLiga) anunciou, recentemente, acordos para combater a pirataria nas transmissões de futebol no Brasil. Uma das parcerias será com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Junto com o Núcleo Antifraude da ABTA, a entidade organizadora do Campeonato Espanhol vai fortalecer projetos em andamento que objetivam reduzir os acessos ilegais a conteúdos audiovisuais. O fechamento de sites que fornecem transmissões de jogos sem autorização e o bloqueio dinâmico de IPs em tempo real são algumas das ações previstas.

iptv-ilegal-futebol.jpg
A LaLiga está de olho nas transmissões ilegais do Campeonato Espanhol. (Imagem: Getty Images)

A LaLiga também vai trabalhar ao lado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizando tecnologia capaz de identificar e eliminar as plataformas de pirataria. Além disso, a associação espanhola fará parte da Operação 404, fornecendo dados e ferramentas que ajudem a desarticular serviços online ilegais.

“O combate à fraude audiovisual está no DNA de LaLiga. Desenvolvemos há anos soluções inovadoras para a proteção de nossos conteúdos e colaboramos com organismos internacionais para erradicar esse tipo de fraude”, destacou o diretor de Operações Antifraude Digital e Audiovisual da entidade, Guillermo Rodríguez, em comunicado.

Pirataria digital em alta no Brasil

A participação da LaLiga nas iniciativas de combate à pirataria digital acontece em meio ao crescimento dos IPTVs ilegais no Brasil, principalmente relacionados às transmissões esportivas. Um levantamento feito pela Ampere, em 2023, aponta que 67% dos brasileiros admitiu usar essas plataformas pelo menos uma vez por mês para assistir futebol.

Tal prática tem resultado em prejuízos enormes para as empresas que detêm os direitos de transmissão dos mais variados campeonatos. Isso também vem impactando a economia nacional, que acumula perdas de R$ 52 bilhões nos últimos cinco anos, conforme a pesquisa.

Na semana passada, a LaLiga esteve envolvida em uma operação antipirataria na Espanha que derrubou os sites DazcFutbolios e RBTV77. As duas plataformas tinham 400 mil usuários mensais únicos e aproveitavam a infraestrutura da Cloudflare para esconder suas atividades ilícitas.

As grandes corporações também podem ser acusadas de pirataria. Leia mais sobre o tema nesta outra matéria do TecMundo, que aborda os downloads ilegais de livros feitos pela Meta para treinar sua IA, segundo alega um processo aberto nos Estados Unidos.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.