O fim das extensões baseadas no Manifest V2 está cada vez mais próximo. Uma recente atualização do Chrome Canary, versão de testes do navegador do Google, remove totalmente o suporte para complementos baseados na antiga arquitetura.
A mudança não é uma surpresa, porém: o Manifest V2 está no processo de ser aposentado há meses. Até agora, os usuários podiam reabilitar extensões baseadas na antiga arquitetura manualmente, mas isso não duraria para sempre.
Nossos vídeos em destaque
O fim dessa capacidade está ainda mais próximo, conforme apurou o informante conhecido como Leopeva64. Uma recente atualização do Chrome Canary remove a opção de reativar as extensões com Manifest V2, permitindo apenas removê-las ou baixar alternativas.
A mais recente atualização do Chrome Canary remove a opção de reativar extensões com Manifest V2.
Obviamente, isso não é uma boa notícia para usuários que usam extensões baseadas no Manifest V2 — que, segundo o Google, são minoria no momento. A mudança também é uma má notícia para bloqueadores de anúncios, que agora precisam utilizar outros métodos para contornar publicidade.
Uma das extensões afetadas pela mudança é o uBlock Origin, popular bloqueador de anúncios disponível na Chrome Web Store. No Chrome Canary, é oferecida a opção de instalar o uBlock Origin Lite, versão alternativa do bloqueador baseado no Manifest V3, mas que não possui todas as funcionalidades.
A mudança para o Manifest V3, porém, não é em vão: segundo o Google, a nova estrutura oferece mais segurança, desempenho e outros benefícios.
)
)
)
)
)
)
)