Google irá lançar sistema do Chrome que pode quebrar adblockers em 2024

2 min de leitura
Imagem de: Google irá lançar sistema do Chrome que pode quebrar adblockers em 2024
Imagem: GettyImages

O Google anunciou que o Chrome voltará a implementar o Manifest V3 em 2024. O sistema busca incrementar a qualidade de extensões para o navegador, mas também pode impedir o funcionamento de bloqueadores de anúncios.

A implementação do Manifest V3 foi interrompida em dezembro de 2022. A suspensão aconteceu para atender o feedback dos usuários e desenvolvedores de complementos para o Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Manifest V3 pode interromper o funcionamento de bloqueadores de anúncios.O Manifest V3 pode interromper o funcionamento de bloqueadores de anúncios.Fonte:  GettyImages 

Porém, a partir de junho de 2024, a empresa voltará a desabilitar o Manifest V2 — começando pelos canais de teste Beta, Dev e Canary. Extensões construídas no pacote de APIs antigo serão automaticamente desabilitadas e não poderão ser instaladas a partir da Chrome Web Store.

O Google promete lançar a mudança de forma gradativa e acompanhar feedbacks do público para "entender a mudança e quais ações eles podem tomar para encontrar extensões alternativas e atualizadas". O público geral deve receber a mudança cerca de um mês após os testadores.

O que é o Manifest V3?

O sistema do Google Chrome está em desenvolvimento desde 2018 — e é alvo de polêmicas desde então. Ele promete tornar o navegador mais leve, melhorar a eficiência de extensões e aprimorar a privacidade dos usuários.

Contudo, o Manifest V3 não inclui uma das principais APIs usadas por bloqueadores de anúncios, a WebRequest, e dá prioridade para a declarativeNetRequest, que restringe a capacidade dos adblockers.

A WebRequest é uma API disponível até o Manifest V2 que permite gerenciar arquivos de mídia e cookies de páginas web, por vezes usada para bloquear anúncios. A declarativeNetRequest, por sua vez, dá mais poder sobre bloqueio de conteúdo ao algoritmo do navegador.

"Com o Manifest V3, observamos um imenso esforço que as equipes de navegadores (o Chrome particularmente, mas também outros navegadores) estão fazendo para trabalhar em uma plataforma unificada, e vejo como eles estão ouvindo o feedback dos desenvolvedores de extensões", disse o CTO da AdGuard, Andrey Meshkov.

Por que o Manifest V3 é um problema?

As decisões do Google não interferem exclusivamente com o Chrome, mas todos os navegadores baseados no Chromium, como Opera, Edge e Vivaldi, por exemplo. Portanto, a mudança tem potencial de gerar um enorme impacto no setor de extensões.

Naturalmente, o novo sistema é alvo de críticas de desenvolvedores, que demandam mudanças em sua estrutura para viabilizar as ferramentas. Porém, segundo o Google, o Manifest V3 foi ajustado para garantir melhor suporte para filtro de conteúdo.

Por agora, resta apenas aguardar pela concretização dos planos do Google e o feedback dos usuários. Até lá, bloqueadores de anúncios devem preparar o suporte para a Manifest V3.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.