Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive?

2 min de leitura
Imagem de: Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive?
Imagem: Getty Image

O WhatsApp é uma plataforma que apresenta diversos recursos, e um deles é o de guardar mensagens. Pensando nisso, uma dúvida que pode surgir na cabeça de muitos é onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive?

Caso esteja neste grupo, vamos mostra a seguir como realizar as configurações e onde encontrar o backup do WhatsApp no Google Drive. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive?

Para verificar se a integração do WhatsApp com o Google Drive está ativa, basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o Google Drive em seu navegador. Assim que ele carregar, clique no ícone de engrenagem que aparece no canto superior direto;

Acesse as configurações para verificar se os seus arquivos do WhatsApp estão guardados dentro do Google Drive. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Acesse as configurações para verificar se os seus arquivos do WhatsApp estão guardados dentro do Google Drive. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Quando o menu abrir, selecione Configurações. Acesse a aba Gerenciar apps e localize a opção WhatsApp;

Faça o gerenciamento de aplicativos para ter informações sobre arquivos que ficaram registrados. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Faça o gerenciamento de aplicativos para ter informações sobre arquivos que ficaram registrados. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo/Reprodução 

  • Caso a integração esteja ativa, você terá a chance de ver qual é o tamanho que o backup está utilizando da sua conta do Google Drive.

Vale mencionar que os arquivos de backup do WhatsApp no Google Drive ficam ocultos e fora do acesso dos usuários. Neste caso, tudo que você pode fazer é excluir o registro ou desconectar o mensageiro do serviço de nuvem da Google.

Por quanto tempo o Google Drive guarda o backup do WhatsApp?

Apesar de ser um serviço oferecido pelo Google, o backup das mensagens do WhatsApp não é algo eterno. Segundo o próprio WhatsApp, o Google só armazena essas informações por cinco meses, excluindo todos os registros que não foram atualizados nesse período.

Por conta disso, caso queira manter as suas conversas disponíveis, é recomendado configurar o aplicativo para realizar essas cópias na memória interna em intervalos regulares.

Dá para recuperar mensagens que não foram para o backup do Google Drive?

Caso esteja com a dúvida acima na cabeça, uma péssima notícia: se não ofereceu a autorização prévia para o aplicativo realizar backups, o WhatsApp não vai permitir que você recupere conversas excluídas no mensageiro de forma nativa.

Se isso for realmente importante, é possível encontrar alguns aplicativos tanto para Android quanto para iOS que podem ajudar nessa missão.

Outro ponto importante é que, após descobrir fica o backup do WhatsApp no Google Drive, os dados das conversas só podem ser restaurados no próprio aplicativo. Além disso, é preciso usar o mesmo número de telefone inserido no momento da criação do arquivo no app para que tudo funcione de maneira correta.

Agora que aprendeu sobre onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive, aproveite também para ler sobre as vantagens do uso do backup na preservação de dados. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.