Entidades brasileiras lançam carta conjunta sobre regulamentação da IA e direitos autorais

1 min de leitura
Imagem de: Entidades brasileiras lançam carta conjunta sobre regulamentação da IA e direitos autorais
Imagem: GettyImages

Representantes de organizações culturais do Brasil enviaram uma carta ao Senado Federal com preocupações sobre um novo projeto de lei em debate. O caso envolve a regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil e questionamentos sobre direitos autorais.

Mais especificamente, o documento pede que direitos de artistas e empresas sejam levados em conta nessa discussão, que envolve o uso de produtos como livros, filmes, músicas e vídeos para alimentar bases de dados e modelos de linguagem de IAs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assinam a carta uma comissão de direitos autorais da OAB, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Pró-Música Brasil, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), além de outras entidades.

O que pede a carta ao Senado sobre IA

No geral, o pedido das entidades envolve proteger as propriedades intelectuais e os direitos autorais no país. O uso de materiais sem a devida autorização tem sido um tema frequente de debate envolvendo empresas como Google e OpenAI, a dona do ChatGPT.

A carta pode ser lida na íntegra a partir da sequência de tweets iniciada pela postagem abaixo, feita por uma das entidades participantes.

O texto sugere ainda algumas diretrizes, como pedir que bases de dados de IA sejam transparentes sobre os materiais usados, pedir a autorização de detentores de conteúdos sobre o uso ou não deles nesse processo de treinamento e possíveis punições contra práticas irregulares.

O ChatGPT é um dos chatbots pouco transparentes sobre a composição da base de dados.O ChatGPT é um dos chatbots pouco transparentes sobre a composição da base de dados.Fonte:  GettyImages 

O Senado Federal deve em breve debater o PL 2338/2023, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG). No momento, a proposta está em uma comissão interna sobre IA no Legislativo.

A lei europeia sobre o tema que foi recentemente aprovada na região já inclui orientações sobre proteção de direitos autorais contra plataformas de IA. Ela é tida como uma das inspirações para a carta das organizações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.