Clássico visual de ferramenta de formatação do Windows completa 30 anos; veja

2 min de leitura
Imagem de: Clássico visual de ferramenta de formatação do Windows completa 30 anos; veja
Imagem: GettyImages

A clássica janela de opções de formatação do Windows completa 30 anos em 2024. O antigo programador Dave Plummer (@davepl1968 no X, antigo Twitter) contou como aconteceu o processo de criação da ferramenta que, no primeiro momento, era pensada como uma solução temporária, mas é usada até hoje.

Plummer relata que a criação da tradicional janela aconteceu numa manhã de quinta-feira chuvosa nos escritórios da Microsoft em 1994. A interface nasceu a partir da necessidade de criar uma janela nova para o Windows NT, uma das iterações do sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Estávamos portando um bilhão de linhas de código da interface de usuário do Windows 95 para o [Windows] NT, e a [janela] Formatação era apenas uma daquelas áreas em que o Windows NT era diferente o suficiente do Windows 95 para que precisássemos criar uma interface de usuário personalizada", contou na publicação.

Então, para resolver o problema de forma rápida, Plummer pegou um pedaço de papel e anotou todas as opções e as escolhas que você poderia fazer em relação à formatação de um disco, incluindo sistemas de arquivos, nome, tamanho do cluster, compactação, criptografia e mais.

A partir daí, ele partiu para o desenvolvimento da ferramenta. O resultado é a simples janela com opções dispostas na vertical, uma caixa de marcação para formatação rápida e uma barra de carregamento indicando o progresso do procedimento. "Não era elegante, mas isso serviria até uma solução mais bonita chegasse", contou no post. Porém, a Microsoft nunca mais voltou para rever o visual da ferramenta.

"Isso foi há cerca de 30 anos, e a janela ainda é a temporária daquela manhã de quinta-feira, então tome cuidado ao criar soluções 'temporárias'!", brincou Plummer.

O limite do sistema de arquivos FAT

Foi a partir dessa gambiarra que o sistema de arquivos FAT passou a ser 32 GB, confessou Plummer. A restrição foi decidida aleatoriamente pelo programador. "Esse limite também foi uma escolha arbitrária naquela manhã, e que ficou conosco [na Microsoft] como um efeito colateral permanente", disse na publicação.

Na verdade, o sistema de arquivos FAT suporta volumes de até 2 TB, mas a ferramenta do Windows só consegue formatar dispositivos em até 32 GB.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.