Bloco de notas do Windows 11 finalmente ganha corretor automático nativo

1 min de leitura
Imagem de: Bloco de notas do Windows 11 finalmente ganha corretor automático nativo
Imagem: Igor Almenara/TecMundo

O Bloco de Notas do Windows 11 vai finalmente ter um corretor automático nativo. A novidade foi anunciada no blog oficial do Windows na última quinta-feira (21) e é distribuída primeiro para testadores.

O update está contido na versão 11.2402.18.0 do editor de texto nativo. Assim como corretores automáticos de programas mais robustos (Microsoft Word e Google Docs, por exemplo), o revisor nativo destaca palavras escritas com erro para que o usuário identifique e corrija os trechos com mais velocidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O corretor automático do Bloco de Notas funciona de forma similar a ferramentas de editores mais robustos.O corretor automático do Bloco de Notas funciona de forma similar a ferramentas de editores mais robustos.Fonte:  Windows/Reprodução 

O corretor automático também age por conta própria, em certas falhas de digitação, a ferramenta toma conta e ajusta o problema sem precisar de intervenção do usuário.

Para fazer correções manuais, basta clicar sobre a palavra demarcada pelo corretor e selecionar uma das alternativas do sistema. A palavra é automaticamente substituída pela opção escolhida.

Como esperado, se o corretor exibe um falso-positivo, o usuário pode ignorar a sugestão ou adicionar a palavra a um dicionário pessoal. Assim, o termo não será mais demarcado no documento ou em próximos projetos.

Desativada por padrão em alguns formatos

A Microsoft ressaltou que a ferramenta é desativada por padrão em alguns tipos de arquivos, como em arquivos de log ou documentos geralmente associados a programação. A ferramenta também pode ser ativada ou desativada para mais formatos a partir do menu de configurações.

Atualmente, a ferramenta é distribuída de forma gradativa para testadores. A empresa esclarece que o recurso pode não estar disponível para todos os membros do programa Windows Insiders dos canais Beta e Canary, enquanto a MS observa a recepção da novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.