Apple permitirá o download de apps a partir da web no iPhone, mas com restrições

1 min de leitura
Imagem de: Apple permitirá o download de apps a partir da web no iPhone, mas com restrições
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Apple vai permitir instalar apps no iPhone pela web, anunciou a empresa em documentação liberada nesta terça-feira (12). Ainda que mais flexível, o novo método de distribuição requer que o desenvolvedor atenda critérios bastante rigorosos e será exclusivo para residentes da Europa.

Ao permitir a distribuição de apps pela web, a Apple dispensa a necessidade de usar uma loja de aplicativos alternativa para fugir da App Store. Apesar disso, os desenvolvedores precisarão cumprir os critérios da fabricante e disponibilizar o programa no mesmo domínio registrado no App Store Connect.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Apple vai permitir o download de aplicativos fora da App Store.A Apple vai permitir o download de aplicativos fora da App Store.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Para distribuir apps pela web, o desenvolvedor precisa:

  • Fazer parte do Apple Developer Program com registro na Europa;
  • Ser um membro regular do programa para desenvolvedores por pelo menos dois anos;
  • Ter um app com mais de um milhão de downloads no ano anterior;
  • Oferecer apps a partir da conta de desenvolvedor;
  • Assumir responsabilidade com as comunicações com a Apple acerca dos apps distribuídos pela web, especialmente sobre comportamento fraudulento, malicioso ou ilegal;
  • Publicar políticas transparentes de coleta de dados e oferecer aos usuários controle sobre o uso e a coleta de dados dos usuários;
  • Atender à legislação local, como a Lei dos Serviços Digitais ou o Regulamento Geral de Proteção de Dados;
  • Ser responsável por lidar com solicitações governamentais e outras solicitações para remover listagens de apps.

Assim como no Android, download de aplicativos pela web requer permissão do usuário. Nas configurações do iPhone, o consumidor deverá aprovar a instalação de apps pela web e, antes de começar a baixar, poderá conferir informações do programador registradas na plataforma da Apple, como nome, autor, descrição da ferramenta, capturas de tela e classificação etária.

Critérios rigorosos

Ainda que a Apple permita a distribuição de aplicativos pela web, os requisitos que desenvolvedores precisam atender são bastante rigorosos, e tiram muitos competidores do setor.

De toda forma, a possibilidade de distribuir aplicativos pela web abre mais caminhos para desenvolvedores no ecossistema da Apple. Sem precisar de uma loja de apps como intermediador, programadores não serão obrigados a fechar acordos com plataformas de terceiros e poderão usar o próprio site para divulgar seus produtos.

Por se tratar de uma alteração voltada para atender a Lei dos Mercados Digitais (DMA) em vigor na Europa, a novidade pode não chegar a outras regiões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.