Microsoft Copilot agora pode ler documentos do PC para gerar conteúdo

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Copilot agora pode ler documentos do PC para gerar conteúdo
Imagem: Microsoft
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Copilot, chatbot de inteligência artificial (IA) da Microsoft, ganhou um novo recurso. A partir de agora, o serviço é capaz de ler documentos armazenados no computador do usuário.

A novidade foi adicionada de forma discreta pela empresa e ainda parece bastante restrita. Ainda assim, usuários como @Leopeva64, que costumam encontrar essas adições em navegadores, já encontraram e postaram provas de que a função está em fase de implementação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por enquanto, a novidade parece disponível apenas no aplicativo oficial do Copilot para Windows 11. Além disso, a função ainda traz limitações e pequenos bugs de funcionamento, como não se lembrar de conteúdos que ela acabou de gerar.

A ferramenta deve melhorar em funcionamento gradualmente, além de aparecer para mais pessoas e também outras plataformas. Em breve, a leitura de arquivos deve estar disponível no aplicativo para dispositivos móveis e na versão da IA para navegadores.

Como funciona a leitura de documentos no Copilot

O recurso permite que você adicione documentos de texto de duas formas. É possível usar um botão chamado "Adicionar arquivo" e encontrar o documento na pasta específica ou então arrastá-lo para a tela do Copilot.

Além de carregar o arquivo, é preciso enviar um prompt em forma de tarefa para o Copilot. O texto precisa trazer qual é a sua necessidade em relação ao arquivo em questão.

O Copilot por enquanto já é capaz de resumir grandes documentos de texto, apontar os elementos mais importantes de um arquivo, reescrever ou traduzir trechos e até fazer análises de dados. Ele ainda é capaz de desenvolver melhor um assunto abordado no arquivo.

A página inicial do Copilot.A página inicial do Copilot.Fonte:  Microsoft 

A função aceita vários formatos diferentes de arquivo, incluindo os populares DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, TXT, CSV, XML, ODT, EPUB, RTF e JSON, entre outros.

O documento pode levar algum tempo até ser devidamente carregado e "lido" pela IA. Além disso, de acordo com os termos de uso do Copilot, a quantidade de arquivos enviados por vez é limitado "pelo armazenamento de arquivos disponível para o seu ambiente".

Segundo a Microsoft, todos os arquivos carregados ficam restritos ao ambiente da plataforma de dados do Dataverse, que é segura e não serve para alimentar a IA base do Copilot.

Ainda assim, por motivos de privacidade, é recomendável que você tenha cuidado ao fazer o upload de arquivos pessoais ou documentos sigilosos em um ambiente colaborativo.

-

Economize mais de 50% no Microsoft 365 Personal para estudantes!

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Microsoft 365 inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.