Como era a tecnologia no ano da primeira versão de Renascer, em 1993?

2 min de leitura
Imagem de: Como era a tecnologia no ano da primeira versão de Renascer, em 1993?
Imagem: Owen Franken/Getty Images

Aproveitando que estamos vivendo a era dos remakes, a Rede Globo lança hoje (22) mais um deles. Exibida originalmente em 1993, a novela Renascer ganhará uma versão repaginada e é a nova aposta da emissora para o horário mais nobre da televisão aberta.

A obra original, escrita por Benedito Ruy Barbosa, contava com a participação de atores como Antônio Fagundes, Adriana Esteves e Tarcísio Filho. Enquanto isso, a nova terá no elenco Humberto Carrão, Duda Santos, Antonio Calloni, Juliana Paes e o retorno de Marcos Palmeira e outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E enquanto para uns a diferença de três décadas das duas novelas serve de nostalgia, para outros serve como uma experiência completamente desconhecida.

Ayrton SennaO brasileiro Ayrton Senna foi o vencedor do GP do Japão em outubro de 1993 (Imagem: Pascal Rondeau/Getty Images)

Para refrescar a memória de uns e apresentar um mundo novo para outros, o TecMundo lembra como era a tecnologia em 1993. Como era o mundo (muito) antes dos smartphones, televisões OLED, smartwatches e fones sem fio?

Como era a tecnologia em 1993?

O ano de 1993 ainda marcava um período em que o mundo era analógico em larga medida. As pessoas assistiram à novela Renascer em seus televisores de tubo que chegavam a no máximo até cerca de 32 polegadas, por exemplo.

ComputadorNo início da década de 90, os PCs ainda eram em grande parte objetos corporativos (Imagem: Claflin University/Getty Images)

Já os computadores já existiam, mas a maioria esmagadora deles estava em ambientes corporativos. De acordo com o site DOS Days, um PC típico da época tinha processador Intel 486SX-25 ou 486SX-33, 64K de cache L2, 4 MB de RAM, HD de até 120 MB e entre 3 e 6 slots ISA (barramento que tinha transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz).

Na época, os PCs em sua maioria ainda não tinham leitores de CD, que era uma tecnologia acessível somente para produtos mais caros. Na verdade, as máquinas vinham com leitores de disquete, cuja versão mais comum cabia 1,44 MB de dados.

Mas apesar de nem todo mundo ter computador, isso não significa que outros dispositivos digitais não estavam disponíveis. Em 1993 as pessoas utilizam o Discman, por exemplo, para ouvir suas músicas favoritas.

Um cidadão típico de 1993 que gostava de jogos muito possivelmente estava em posse de um Super Nintendo, que havia sido lançado dois anos antes. Naquela época, o popular console já tinha clássicos como Super Mario World, Street Fighter 2, Super Mario Kart e Mega Man X.

Pager, agendas eletrônicas, celulares tijolões e outros dispositivos também estavam na moda há 30 anos atrás. Confira, abaixo, mais fatores curiosos sobre como era a tecnologia em 1993:

  • O NCSA Mosaic, conhecido como um dos primeiros navegadores WWW, foi lançado por Marc Andreessen e Eric Bina. E, não, Eric Bina não tem nada a ver com o identificador de chamadas (que inclusive é uma invenção brasileira);
  • O formato de arquivo MP3 foi publicado, se tornando alguns anos depois o mais importante formato de áudio digital;
  • A Intel lançou o primeiro processador Pentium da história, que era a quinta geração de processadores x86 da empresa;
  • O jogo DOOM foi lançado para DOS pela id Software;
  • A Apple lançou o Newton, um assistente pessoal digital (PDA, em inglês) que tinha tela sensível ao toque;
  • Chegou aos cinemas Jurassic Park, que foi considerado uma revolução tecnológica por causa dos efeitos especiais realistas;
  • A Adobe lançou o formato PDF, que até hoje é um dos mais populares em relação a documentos digitais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.