menu
Logo TecMundo
Software

Galvão Bueno reclama do uso da sua voz recriada por IA no TikTok

Galvão Bueno denunciou publicação sobre briga política da CBF, mas usuários relembram que ele mesmo cedeu a própria voz ao TikTok

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule06/12/2023, às 11:45

Galvão Bueno reclama do uso da sua voz recriada por IA  no TikTokFonte:  TikTok 

Imagem de Galvão Bueno reclama do uso da recriada por IA no TikTok no tecmundo

Galvão Bueno foi às redes sociais nesta terça-feira (5) para reclamar do uso indevido da sua voz no TikTok. Segundo o narrador, uma montagem envolvendo uma falsa locução feita por inteligência artificial (IA) circulou nos últimos dias.

"Criaram um vídeo sobre uma briga que está existindo de gente antiga contra a CBF e usaram inteligência artificial para uma montagem com a minha voz de coisas que eu nunca disse e nunca diria", denuncia Galvão. Na mensagem, ele classifica o caso como "sério, triste e muito perigoso".

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Veja o post do narrador, que inclui um trecho da montagem:

— Galvão Bueno (@galvaobueno) December 5, 2023

"Imagina isso? Eu quero deixar muito claro que nego com todas as forças que seja minha voz gravada e que eu tenha falado essas coisas", finaliza.

Voz de Galvão Bueno é opção no TikTok

A acusação de Galvão, entretanto, pode ter uma explicação mais simples do que parece. A voz do narrador, que ficou famosa pela cobertura de futebol, automobilismo e vários outros esportes da Rede Globo por décadas, é um filtro oficial do TikTok.

O jornalista participou da campanha de divulgação do filtro, que foi relançado em novembro de 2023. Ele transforma qualquer texto em áudio ou troca a voz do usuário original pela do narrador. 

No vídeo, Galvão não chega a mencionar o contrato com a plataforma, que já lançou funções parecidas envolvendo a cantora Ludmilla e o personagem Optimus Prime, na voz do dublador Guilherme Briggs. 

Até o momento, não há detalhes sobre como é o contrato da plataforma com o narrador, ou se existe alguma proibição para que a voz seja utilizada em certos contextos.

O banner de divulgação da chegada do novo filtro de voz.O banner de divulgação da chegada do novo filtro de voz.

A briga citada por Galvão é uma crise institucional e política vivida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos últimos dias. A desavença envolve os ex-presidentes da instituição Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, que estão tentando anular judicialmente a eleição do atual mandatário do órgão, Ednaldo Rodrigues.

Nos comentários da publicação de Galvão no X, o antigo Twitter, muitos seguidores comentam que o narrador concordou em ceder a própria voz na parceria com a plataforma .

Até o momento, Galvão Bueno não voltou a se manifestar sobre o caso.