Xiaomi apresenta HyperOS oficialmente: veja os melhores recursos do novo sistema

4 min de leitura
Imagem de: Xiaomi apresenta HyperOS oficialmente: veja os melhores recursos do novo sistema
Imagem: Xiaomi/Reprodução

A Xiaomi apresentou formalmente o HyperOS, seu novo sistema operacional (OS) substituto da interface MIUI, nesta quinta-feira (26). Durante o evento de anúncio do Xiaomi 14, a companhia revelou os recursos do software e reforçou a conectividade entre os seus produtos.

Anunciado brevemente na última semana e com poucos detalhes, o núcleo do HyperOS é baseado no Linux e pelo sistema proprietário Vela — ele deverá ser distribuído globalmente em 2024. Ele levou sete anos para ser desenvolvido, segundo a empresa, e é uma "reconstrução" do sistema que a companhia vinha utilizando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estão entre os destaques o desenvolvimento de código aberto, conexão cruzada entre dispositivos, segurança e privacidade, além de ser um ponto para facilitar a comunicação entre os eletrônicos conectados. A empresa chama essa estrutura de conectividade cross-end de HyperConnect.

"O Xiaomi HyperOS harmoniza todos os dispositivos conectados, permitindo que o software se adapte às necessidades do usuário", cita a empresa. Ele utiliza informações de ambiente, visão, som e comportamento do usuário, adaptando automaticamente o uso dos dispositivos.

O novo sistema já vem pré-instalado na nova linha Xiaomi 14. Ele é compatível, cita a empresa, com mais de 200 plataformas de processador, incluindo de empresas como Qualcomm e MediaTek. A companhia ressalta que o HyperOS pode ocupar menos espaço de armazenamento do que concorrentes como o iOS, atingindo 8,75 GB no Xiaomi 14 Pro.

Xiaomi HyperOSRecurso do Xiaomi HyperOS lembra a proposta do Dynamic Island, da Apple.

O HyperOS também deve facilitar o uso do hardware dos dispositivos móveis. A ideia é que as atividades sejam executadas com mais velocidade, mas sem exercer muita carga na CPU, GPU ou memórias. Para jogos, o sistema promete taxa de quadros estável e baixo consumo de energia.

Interface remodelada

Para o HyperOS, além de adicionar novos recursos, a Xiaomi trouxe mudanças no visual. Além de personalizar ainda mais as telas de bloqueio, os usuários contarão com widgets novos e interativos. O de Tempo, por exemplo, vai se adaptar de acordo com o clima local, mostrando animações de gotas caindo, céu nublado ou um céu azul.

A nova "Central de Controle" também foi remodelada. Além de ícones novos e com formato arredondado, os "widgets" poderão ser contextuais. Caso o usuário esteja próximo de suas lâmpadas inteligentes, por exemplo, seus atalhos serão exibidos logo de cara. O mesmo é válido para caixas de som conectadas, aparelhos de ar-condicionado e afins.

Xiaomi HyperOSO novo Xiaomi HyperOS promete oferecer informações contextuais e entre mudanças no visual dos dispositivos da empresa.

O botão de conectividade móvel agora facilita a conexão entre dispositivos. Com isso, será mais fácil compartilhar a rede entre os produtos da marca — como celulares e tablets. Ainda nessa conexão, o usuário pode usar a câmera do celular e visualizar um retorno na tela do tablet ou computador.

A empresa demonstrou rapidamente um novo recurso que é similar ao Dynamic Island do iPhone 14 e 15 Pro. Com ele, o sistema exibirá informações contextuais na borda superior da tela, como sobre a bateria de fones de ouvido, ocupando um espaço que envolve a câmera frontal.

Xiaomi HyperOSNovas opções para personalizar a tela de bloqueio do HyperOS.

Para videochamadas, os usuários poderão utilizar as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo. Isso permitirá exibir tanto a pessoa que está falando quanto o cenário que ela está vendo.

Novos recursos de IA

No seu anúncio, a Xiaomi ressaltou novos recursos baseados em inteligência artificial (IA) generativa do HyperOS em um "centro cognitivo" chamado HyperMind. O sistema poderá, por exemplo, reconhecer desenhos simples, como de casas e animais, e criar uma nova imagem mais detalhada. Além disso, ele pode gerar espaços de uma fotografia utilizando uma espécie de zoom out, adicionando espaço e objetos que podem ficado fora de quadro.

Ele também conseguirá gerar legendas em tempo real e resumos em texto de reuniões e chamadas, reconhecendo o que é dito. Outro recurso, ligado à Galeria, promete agilizar a busca por imagens.

Uma função nova e intrigante, porém, pode criar "personas" a partir de fotografias de uma pessoa salvas em sua galeria. O sistema poderá fazer uma varredura e coletar dados de rosto e corpo, e então o usuário pode pedir para que ele o coloque em uma situação que nunca existiu.

Em um exemplo prático, a Xiaomi demonstrou que é possível criar essa persona e pedir para que o HyperOS a coloque em fotografias em Paris. A proposta é, justamente, gerar imagens baseadas em IA a partir dessas informações do usuário.

Outros detalhes do HyperOS incluem:

  • O sistema suporta diferentes tamanhos de RAM que variam de 64 KB até 24 GB;
  • Permite visualizar a câmera do carro pelo celular;
  • Pode transferir conteúdo de um aparelho para o outro, assim como notificações;
  • Compatibilidade com relógios (Xiaomi Watch S3), TVs (Xiaomi TV S Pro 85" miniLED) e outros dispositivos.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.