Xiaomi anuncia HyperOS, sistema que vai substituir a tradicional MIUI em 2024

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi anuncia HyperOS, sistema que vai substituir a tradicional MIUI em 2024
Imagem: Xiaomi/Reprodução

A Xiaomi anunciou formalmente o seu novo sistema operacional (SO), o HyperOS, na noite de segunda-feira (16). Ainda que com poucos detalhes, o software deverá substituir a já tradicional interface MIUI, que é distribuída desde 2010.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o CEO da empresa, Lei Jun, anunciou a novidade afirmando que o software "marca um momento histórico". Ele também confirmou que o HyperOS fará a sua estreia na linha de celulares Xiaomi 14, que deverá ser apresentada no final deste mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda que o CEO não tenha confirmado a disponibilidade global, apenas respondendo a um usuário para "ficar ligado", o vice-presidente global da Xiaomi, Alvin Tse, disse que o HyperOS será lançado no mundo todo "ao longo de 2024".

Xiaomi HyperOSExecutivo da Xiaomi confirma que o HyperOS será lançado globalmente em 2024.

Tse também diz que o HyperOS foi "reescrito em uma arquitetura completamente nova" e que, gradualmente, substituirá a MIUI. Neste caso, ainda é provável que vejamos algumas linhas de celulares utilizando o sistema antigo, bem como alguns modelos que podem não ser compatíveis com a atualização.

"[O HyperOS] virá pré-instalado na linha flagship Xiaomi 14 e substituirá gradualmente o MIUI. Mal posso esperar por essa nova era de Hyper Performance, fluidez e conectividade entre smartphones e AIoT", afirmou Tse em uma postagem na rede social.

Mais detalhes: HyperOS será baseado no Android

Em desenvolvimento desde 2017, o HyperOS deverá ser o responsável por integrar os múltiplos dispositivos da Xiaomi. É provável que o sistema também seja utilizado nesses produtos, além de celulares e tablets, por exemplo.

Jun também afirmou que o software manterá as raízes no Android, mas não revelou nenhuma imagem do novo sistema. Nas respostas das publicações do executivo, os usuários questionaram sobre novos recursos e mudanças de interface, mas tais detalhes ainda seguem em segredo.

A MIUI foi o primeiro produto da companhia. A interface foi lançada no Android 2.2 (Froyo) e já trazia uma série de personalizações e recursos extras em comparação com o "Android puro". Em 2011, a empresa lançou o Xiaomi Mi 1, primeiro celular da companhia.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e fique por dentro de todas as atualizações sobre tecnologia. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.