Google Maps lança busca por realidade aumentada no Brasil e novos recursos de IA

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps lança busca por realidade aumentada no Brasil e novos recursos de IA
Imagem: Getty Images/Reprodução

A busca por realidade aumentada (RA) no Google Maps utilizando o Lens agora está disponível em 50 novas cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. O anúncio feito nesta quinta-feira (26) do "Lens no Google Maps", antes chamado de Live View, promete um uso mais interativo do serviço.

De acordo com o Google, a funcionalidade permite encontrar locais próximos mais facilmente. O seu uso continua o mesmo, apesar da atualização. Basta abrir o Maps no Android ou iPhone (iOS), tocar no ícone de câmera (Lens) e o celular vai enxergar o mundo ao redor utilizando a câmera traseira. Também é possível visualizar a direção para chegar até algum lugar, distância, referências e mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir disso, o aplicativo passará a identificar e escanear os lugares e estabelecimentos ao redor, informando sobre horários, avaliações de usuários e outros. A proposta inclui, até mesmo, descobrir novos pequenos negócios em regiões já conhecidas pelas pessoas.

O anúncio do Google reforça a estratégia da empresa de expandir o uso de inteligência artificial (IA) nos seus produtos e serviços. Segundo Miriam Daniel, vice-presidente de Google Maps Experiences, os novos recursos de hoje utilizam "uma forma de IA generativa".

Mais recursos adicionados ao Maps

O Google Maps também recebeu dois outros novos recursos na atualização de hoje. O primeiro é o Busca Visual, que utiliza aprendizado de máquina e insights de usuários. Dessa forma, ao fazer buscas por "arte de rua" ou "melhores praias", explica a empresa, o usuário encontra uma navegação mais visual. A ferramenta estará disponível ainda neste mês no iOS e em novembro no Android, mas ainda não tem previsão de chegada para o Brasil.

Já o segundo novo recurso facilita a entrega de resultados temáticos, ou personalizados. Ao fazer uma busca específica, como "cafeteria de anime", o app vai agrupar esses resultados e ajudar a criar itinerários mais facilmente. A funcionalidade chega "globalmente no Android e iOS nas próximas semanas" e focará, inicialmente, em atividades e comida.

O Google também atualizou a experiência de busca no Maps para veículos elétricos. O app passará a exibir com quais modelos um carregador é compatível ao realizar a busca, além de informar velocidade de carregamento e quando foi a última vez que o usuário visitou uma estação de recarga.

As empresas também poderão utilizar a API do Google Places para informar detalhes sobre as suas estações de carregamento no Maps. Esse recurso será lançado nesta semana em 17 países (o Brasil está fora da lista), mas poderá ser visualizado globalmente no Android e iOS. Segundo o Google, mais de 360 mil pontos de recarga para veículos são exibidos no app atualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.