MiOS: Xiaomi prepara substituto para MIUI, aponta site

1 min de leitura
Imagem de: MiOS: Xiaomi prepara substituto para MIUI, aponta site
Imagem: GettyImages

A Xiaomi estaria preparando um substituto para a MIUI chamado MiOS. O novo sistema operacional seria mais uma modificação do Android e seria embarcado em vários dispositivos do ecossistema da empresa.

As informações acerca do novo sistema operacional da Xiaomi ainda são escassas, nem mesmo o nome foi confirmado. Segundo o site Digital Chat Station, que divulgou o rumor, ele seria inaugurado na família Xiaomi 14.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Xiaomi estaria preparando um substituto para a MIUI, o MiOS.A Xiaomi estaria preparando um substituto para a MIUI, o MiOS.Fonte:  GSM Arena 

Recentemente, a Xiaomi registrou o nome "MiOS" no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. No documento, o software é listado como um sistema operacional completo, não só uma interface Android.

O movimento não confirma a finalidade do sistema, mas reforça o rumor de que há uma plataforma em preparação dentro da companhia.

Portanto, existe a possibilidade de a Xiaomi estar seguindo a estratégia da Huawei. A companhia estaria desenvolvendo um sistema baseado no Android Open Souce Project (AOSP) livre da influência direta dos serviços do Google e com suporte a multiplos dispositivos (celulares, tablets, vestíveis e outros).

Fase de transição

O processo de migração para o MiOS não aconteceria repentinamente. Segundo o site, seria implementada uma fase de transição de ecossistemas. Primeiro, o sistema seria lançado em dispositivos IoT e outros dispositivos mais simples, então chegaria aos smartphones da empresa.

Essa estratégia também possibilitaria o fortalecimento do ecossistema antes mesmo de a plataforma chegar aos smartphones.

Apenas rumores

Ainda que os indícios sejam fortes, o desenvolvimento do MiOS é apenas um rumor. Até que a Xiaomi se manifeste oficialmente sobre o assunto, é o projeto de fato existe.

De todo modo, se feito de forma cautelosa, o processo de transição deve levar ao menos um ano para desembarcar nos smartphones. Sendo assim, ainda levaria um bom tempo até esse público ter acesso à novidade.




smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.