Tizen: sistema operacional da Samsung chegará a mais dispositivos

1 min de leitura
Imagem de: Tizen: sistema operacional da Samsung chegará a mais dispositivos
Imagem: Reprodução/YouTube

A Samsung confirmou nesta quinta-feira (5) que vai levar o sistema operacional Tizen para um número ainda maior de dispositivos, incluindo eletrodomésticos com tela de 7 polegadas. O anúncio foi uma das novidades da Samsung Developer Conference (SDC), evento realizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

De acordo com a Samsung, a chegada do software a mais aparelhos irá transformá-los em dispositivos inteligentes, possibilitando conectá-los aos demais equipamentos já integrados à rede doméstica. Mesmo aqueles com menor poder de computação terão acesso às ferramentas de inteligência artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Samsung TizenO Tizen já está em vários dispositivos da Samsung

Isso acontecerá graças à tecnologia Home AI Edge, que oferecerá aos dispositivos mais simples a oportunidade de solicitar os serviços de IA aos equipamentos com uma ficha técnica mais robusta, que também fazem parte da rede. A otimização das experiências com IA nos aparelhos ocorrerá simultaneamente à expansão do sistema operacional para os novos eletrodomésticos.

O Tizen é conhecido principalmente pelos proprietários de smart TVs da Samsung, que utilizam o software para acessar plataformas de streaming e outros serviços online. Ele está presente, ainda, em outros modelos de telas digitais da marca.

Mais jogos no Samsung Gaming Hub

Ainda na conferência de desenvolvedores, a Samsung revelou a ampliação da quantidade de jogos disponíveis no Samsung Gaming Hub, que permite jogar diretamente nas TVs com Tizen, sem a necessidade de console. Agora, a plataforma passa a suportar 3 mil títulos na nuvem

O número representa um aumento de 300% em relação ao ano passado, quando o serviço foi lançado, lembrando que a utilização depende de uma assinatura paga para acesso aos jogos online. Além disso, a ferramenta IRIS para desenvolvedores de gráficos, junto com o HDR10+ GAMING, traz novas possibilidades de exploração de games no sistema operacional.

A Samsung também anunciou que o Tizen está oferecendo maior compatibilidade com a linguagem de programação RUST e a arquitetura de semicondutores de código aberto RISC-V. Em associação com o Remote Test Lab e outros recursos, os desenvolvedores poderão testar novas experiências na nuvem em TVs da marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.