TikTok testa parceria com o Google para melhorar pesquisas no app

1 min de leitura
Imagem de: TikTok testa parceria com o Google para melhorar pesquisas no app
Imagem: Unsplash

Para alguns usuários, o TikTok atua mais como um “buscador” de notícias e informações do que uma plataforma de vídeos. Então, o popular aplicativo iniciou testes de um novo recurso de pesquisa integrado ao Google.

Descoberta pelo pesquisador de apps Radu Oncescu, a funcionalidade exibe um pequeno banner do Google no meio dos resultados de pesquisa do TikTok. Então, um texto simples convida a pessoa a realizar uma busca mais ampla sobre o tema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Exemplo da integração do Google ao TikTok.Exemplo da integração do Google ao TikTok.Fonte:  X/Radu Oncescu/Reprodução 

Ao Business Insider, um porta-voz do TikTok confirmou a parceria com o Google como uma das integrações de terceiros em testes pela plataforma. Entretanto, no momento, o recurso é restrito apenas a alguns mercados.

Por exemplo, veículos norte-americanos, como o TechCrunch, não conseguiram testar a nova função de busca dentro do app de vídeos. Aparentemente, o mesmo ocorre com os usuários brasileiros.

A integração com o Google reflete os esforços do TikTok em aprimorar os recursos de pesquisas. Recentemente, a plataforma de vídeos também passou a adicionar trechos da Wikipédia aos resultados de temas mais populares buscados pelos usuários.

TikTok pretende se tornar uma plataforma completa para os jovens usuários.TikTok pretende se tornar uma plataforma completa para os jovens usuários.Fonte:  GettyImages 

Jovens trocam o Google pelo TikTok e outras redes

A parceria entre o TikTok e o Google é uma movimentação interessante para ambas as partes. Como dito, a plataforma de vídeo tem investido em novas ferramentas para se tornar um “app único” para os jovens e apagar o estigma de ser um espaço para danças e virais.

Do outro lado, a Gigante das Buscas reconhece que está perdendo espaço para as redes sociais. Em 2022, executivos do Google revelaram que cerca de 40% dos jovens usam os apps para pesquisar um lugar para almoçar em vez de usar o buscador ou Google Maps.

Portanto, a proximidade da big tech com um app tão popular se mostra benéfico para as duas empresas. Bem como, isso demonstra a grande mudança na forma como as pessoas passaram a usar a internet e as redes sociais nos últimos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.