ChatGPT ganha guia para professores usarem ferramenta em sala de aula

2 min de leitura
Imagem de: ChatGPT ganha guia para professores usarem ferramenta em sala de aula
Imagem: Leon Neal/Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A OpenAI divulgou hoje (31) um guia com dicas para que professores utilizem o ChatGPT em sala de aula. O material explica como a ferramenta funciona e suas limitações, incluindo os vieses.

O texto divulgado no site oficial da OpenAI cita que o sistema de inteligência artificial generativa nem sempre produz informações corretas, por exemplo. “[O ChatGPT] é apenas um ponto de partida; você é o especialista e o responsável pelo material”, diz trecho do manual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A OpenAI ainda pontuou que não são todas as turmas em que a IA deve ser utilizada e que as instruções podem ser alteradas. “Os prompts são apenas sugestões”.

ChatGPTO ChatGPT pode ser um aliado no ensino nas escolas e universidades (Imagem: Leon Neal/Getty Images)

Para ajudar os educadores, o guia exibe também exemplos de usos atuais do ChatGPT. Helen Crompton, professora de tecnologia na Old Dominion University, incentiva os alunos de pós-graduação a usarem o sistema como substituto de pessoas (um parceiro de debate ou um recrutador de uma empresa)

Fran Bellas é professora da Universidade de Coruña, na Espanha, e recomenda que os professores usem o ChatGPT como assistente na elaboração de questionários, exames e planos de aula.

O chefe de pesquisa da Universidade de Joanesburgo, Anthony Kaziboni, ensina alunos que não falam inglês fluentemente a usarem o ChatGPT em traduções, redações e prática da língua.

Ensinando com IA

O guia preparado pela OpenAI dá dicas de inputs aos profissionais da educação. O manual se baseia em quatro tópicos para ajudar os profissionais que lecionam: Elabore planos de aula; Crie explicações, exemplos e analogias eficazes; Ajude os alunos a aprender ensinando e Crie um tutor de IA.

As entradas são completas e servem como tutoriais de como fazer com que o ChatGPT se torne um auxiliar na sala de aula. No primeiro tópico, por exemplo, é ensinado a interagir com a IA generativa para ela responder já tendo a informação se os alunos conhecem algo da matéria ou não.

ChatGPTA OpenAI deu exemplos de professores e instituições que já estão utilizando o ChatGPT (Imagem: Michael Loccisano/Getty Images)

No tópico sobre ajudar os alunos a aprender ensinando os inputs sugerem como fazer com que os estudantes reflitam e avaliem suas explicações e aplicações sobre um tema específico, por exemplo.

--

Quer aprender a usar a ferramenta Chat GPT? Confira alguns cursos

Curso de ChatGPT: Curso Completo para Iniciantes

Imagem: Curso de ChatGPT: Curso Completo para Iniciantes, do Zero ao Avançado
Imagem: Tecmundo Recomenda

Curso de ChatGPT: Curso Completo para Iniciantes, do Zero ao Avançado

Aprenda e domine a Inteligência Artificial Chat GPT, trabalhe, estude, pesquise e muito mais usando a tecnologia!


Guia Completo: Aprenda ChatGPT 4 e muito mais

Imagem: Guia Completo: Aprenda ChatGPT 4 e muito mais
Imagem: Tecmundo Recomenda

Guia Completo: Aprenda ChatGPT 4 e muito mais

Aprenda com um Curso de Inteligência Artificial: Chat GPT 4, Midjourney, Bing Chat, Prompts, DALL-E, ChatGPT Plus e mais.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.