Modelo de IA do Google vai ensinar robôs a serem mais inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Modelo de IA do Google vai ensinar robôs a serem mais inteligentes
Imagem: DeepMind
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Google e a subsidiária especializada em inteligência artificial (IA) DeepMind apresentaram os primeiros resultados de uma nova forma de treinamento de robôs para deixá-los mais inteligentes. 

A pesquisa envolve treinar braços robóticos usando o mesmo sistema de comandos e respostas que a empresa usa para melhorar chatbots. Desse modo, o robô é capaz de interpretar pedidos em forma de texto ou comandos de voz, além de reconhecer padrões visuais de objetos e ambientes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Leia mais: Os dois lados da moeda: IA apoia inovação e aumenta os riscos de segurança

Com o treinamento, os robôs do Google ficam cada vez mais inteligentesCom o treinamento, os robôs do Google ficam cada vez mais inteligentesFonte:  Divulgação/DeepMind 

Os resultados ainda são preliminares, mas já foram publicados em forma de artigo científico ainda não avaliado por pares e detalhado em uma postagem no blog da companhia, incluindo exemplos do treino que está em andamento.

Robôs do Google cada vez mais inteligentes

Segundo os cientistas da DeepMind, a nova forma de treinamento faz com que os braços robóticos reconheçam comandos mais rapidamente e interpretem ordens de forma correta, algo que antes era difícil ou levava anos de testes até ser atingido.

Usando o modelo de aprendizado de linguagem PaLM, desenvolvido pela própria empresa, o Google começou a integrar esses robôs com plataformas mais poderosas de controle.

Os resultados da pesquisa já mostram uma evolução notável na performance, em especial se comparado com modelos sem treinamento via IA ou que usaram modelos anteriores.

Em azul, o desempenho do robô treinado com a IA mais atualizada da Google.Em azul, o desempenho do robô treinado com a IA mais atualizada da Google.Fonte:  DeepMind 

Entretanto, alguns erros foram identificados em demonstrações ao vivo e os comandos ainda são simples, como pegar um certo objeto de uma mesa bagunçada ou colocar um certo item perto de outro.

--

Smart Speaker Google Nest Mini

Imagem: Smart Speaker Google Nest Mini
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart Speaker Google Nest Mini

Com a Google Assistente integrada, o Nest Mini te deixa conectado mais do que nunca. O Smart Speaker vem com som estéreo de alta qualidade, 2 microfones e é compatível com a maioria dos objetos inteligentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.