Google lança PaLM 2, um novo e melhor modelo de linguagem para IA

1 min de leitura
Imagem de: Google lança PaLM 2, um novo e melhor modelo de linguagem para IA
Imagem: Google

A Google apresentou nesta quarta-feira (10) um novo modelo de linguagem baseado em inteligência artificial (IA) durante a conferência de abertura do Google I/O 2023.

Trata-se do PaLM 2, um motor de aprendizado que serve como base de ferramentas e plataformas de comunicação, desenvolvimento e geração de conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com suporte para múltiplos idiomas, ele é tido pela empresa como melhor e mais rápido na execução de praticamente todas as tarefas, usando o que há de mais moderno na infraestrutura da Google em termos de IA.

Evoluir para adaptar

Sigla para Pathways Language Model, o novo PaLM é separado em quatro diferentes submodelos, separados por tamanhos e batizados de acordo com animais: Gecko (lagarto), Otter (lontra), Bison (bisão) e Unicorn (unicórnio).

Os quatro modelos do PaLM 2.Os quatro modelos do PaLM 2.Fonte:  Google 

O Gecko é o mais portátil de todos, ideal para uso em dispositivos móveis e aplicativos que rodam dentro da memória do aparelho, mesmo offline. Ele é capaz de rodar até 20 tokens ao mesmo tempo e deve ser compatível com lançamentos recentes do mercado. Os demais modelos não foram detalhados ao longo da apresentação, mas crescem em escala e complexidade.

O PaLM tem um extenso treinamento em matemática, lógica e conversação em mais de 100 idiomas. E ele pode até mesmo ajudar em programação: o CEO da Google, Sundar Pichai, mostrou no palco uma conversa de um programador com a IA encontrando um bug em um pedaço de código e refazendo as linhas já com a correção.

Um exemplo da adaptação do PaLM para ajudar em programação.Um exemplo da adaptação do PaLM para ajudar em programação.Fonte:  Google 

Além de programação, os motores do PaLM 2 podem ser usados também em segurança e saúde — neste caso, reduzindo em até 9 vezes as respostas incorretas de questionamentos ou diagnósticos em relação à geração anterior.

Disponibilidade

O PaLM 2 agora está em modo de teste prévio, disponível para clientes que já tinham acesso à ferramenta anterior via Google Cloud. Ao todo, 25 produtos e funções com esse motor de linguagem serão lançados pela Google ao longo do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.