Como resolver: Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas de códigos 43

5 min de leitura
Imagem de: Como resolver: Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas de códigos 43
Imagem: GettyImages

O Windows possui um longo leque de códigos, para auxiliar usuários e técnicos sobre problemas que acontecem na execução do sistema operacional. E um dos mais frequentes é o erro 43 – problemas na execução de um determinado hardware, que compromete seu funcionamento.

E mesmo aparecendo com grande frequência, ainda sim, para muitos, é uma enorme dor de cabeça ter que lidar com ele. O motivo é que ele pode ser relacionado a um simples drive que precisa de atualização, ou a uma falha em um componente interno do acessório conectado ao sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para te ajudar a resolver esse problema, hoje o TecMundo te explica em detalhes o que é o erro 43 e as principais formas de solucioná-lo. Confira!

O que é o erro de código 43?

O erro 43 diz respeito a um problema no funcionamento de um determinado hardware. Ele é mais comum em dispositivos USB por conta da praticidade de conectar e remover esses tipos de acessórios. Entretanto, qualquer peça que compõe o seu computador pode apresentar essa falha.

Um dos principais motivos do erro 43 é relacionado a pendrives e outros acessórios conectados às portas USB do PCUm dos principais motivos do erro 43 é relacionado a pendrives e outros acessórios conectados às portas USB do PCFonte:  GettyImages 

Porém, partes mais específicas, como HD, placa mãe e processador, também podem comprometer o funcionamento do PC, impedindo-o de ligar ou de inicializar o Windows. Por conta disso, nesses casos não há como o sistema notificar o usuário, já que o próprio fica comprometido em sua execução.

Como resolver o erro do código 43?

Infelizmente, não há uma única forma de solucionar o problema. Isso porque ele pode variar de acordo com o tipo de hardware e, principalmente, o motivo que gerou essa falha.

Por exemplo, um pendrive pode apresentar esse erro desde a forma incorreta com que foi conectado, até uma falha mais grave de um componente interno do acessório.

Há uma série de procedimentos que podem resolver o erro 43Há uma série de procedimentos que podem resolver o erro 43Fonte:  GettyImages 

Entretanto, há uma série de procedimentos que visam solucionar o erro 43 no seu computador. São eles:

1. Atualizar o driver do dispositivo

Uma das formas mais comuns de resolver o erro 43 é fazer a atualização do driver do dispositivo. Isso acontece em algumas vezes por uma falha do sistema na hora de substituir a versão mais recente, seja por problemas na conexão com a internet ou algo do tipo. Para fazer o procedimento, siga o passo a passo:

1. Na barra de iniciar do Windows, digite "Gerenciador de Dispositivos";

2. Em seguida, clique na opção referente à busca, como mostra a imagem abaixo;

Digite Digite "Gerenciamento de Dispositivos" na busca, e clique na primeira opção nos resultadosFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Uma vez lá, procure pelo dispositivo na lista apresentada pelo Windows. Vale lembrar que, em boas parte dos casos, ele é sinalizado com um ponto de exclamação, apontando que aquele acessório está com problemas;

Procure pelo dispositivo na lista, ou vá direto nos que estão sinalizados com um ponto de exclamaçãoProcure pelo dispositivo na lista, ou vá direto nos que estão sinalizados com um ponto de exclamaçãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Clique com o botão direito em cima dele para que apareçam as opções referentes ao hardware;

5. Selecione a opção "Atualizar driver";

Clique na primeira opção: Clique na primeira opção: "Atualizar driver"Fonte:  Reprodução / TecMundo 

6. Em seguida, é possível escolher entre duas formas de atualizar o driver:

  • Pesquisar drivers automaticamente: o próprio Windows fará uma busca para encontrar um driver que seja o mais indicado para a atualização;
  • Procurar drivers no meu computador: caso você tenha o arquivos de atualização no seu PC, basta clicar nessa opção e direcionar a busca até o diretório dele.

Você podeVocê podeFonte:  Reprodução / TecMundo 

7. Agora é só esperar até que o sistema faça a atualização do driver para saber se ele irá contornar o problema do erro 43.

2. Reinstalar o dispositivo

Outra falha que gera o erro 43 é a má instalação do dispositivo. Ela pode ocorrer por problemas no software que faz o procedimento, ou até mesmo pelo processo ser interrompido de uma maneira correta, como desconectando o acessório ou desligando o computador durante a instalação.

Para resolver o procedimento, siga o mesmo procedimento citado anteriormente. Porém, ao invés de clicar em "Atualizar driver", aperte em "Desabilitar dispositivo" ou "Desinstalar dispositivo".

Escolha uma das opções para que o driver seja desabilitado ou desinstalado do seu WindowsEscolha uma das opções para que o driver seja desabilitado ou desinstalado do seu WindowsFonte:  Reprodução / TecMundo 

Em seguida, você pode fazer a instalação novamente do driver pelo software nativo, caso ele possua, ou clicar na opção "Habilitar dispositivo" para que o próprio Windows procure a melhor solução.

3. Reiniciar o seu computador

Por mais que pareça uma solução simples, reiniciar o seu PC, em muitas das vezes, pode ser a solução para o erro 43. Entretanto, é preciso que isso seja feito da maneira correta, ou seja, seguindo o passo a passo natural para desligar o sistema.

Para desligar da maneira correta faça o procedimento:

1. Clique no ícone "Iniciar" do Windows;

2. Depois, clique no botão "Power", como mostra a imagem abaixo;

Aperte no ícone Aperte no ícone "Power" para desligar o WindowsFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Em seguida, aperte em "Desligar" e espere até que o Windows seja encerrado.

Clique em Clique em "Desligar" e aguarde até que o sistema encerreFonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Atualizar a BIOS

Caso nenhum dos problemas tenha lhe ajudado a resolver o erro 43, você pode fazer a atualização da BIOS da sua placa mãe. Isso porque essa falha pode ser uma incompatibilidade do dispositivo com o hardware principal do PC, sendo assim, é preciso atualizá-la para que em versões mais atuais ela reconheça o acessório.

Atualizar a BIOS da placa mãe do seu PC pode ajudar a resolver o erro 43Atualizar a BIOS da placa mãe do seu PC pode ajudar a resolver o erro 43Fonte:  GettyImages 

Entretanto, o processo não é tão simples. O motivo é que cada tipo de placa mãe possui uma forma de fazer a atualização da sua BIOS. Dessa forma, a maneira mais indicada é:

1. Acesse o site oficial da fabricante da sua placa mãe;

2. Uma vez lá, procure a busca interna do site, e digite o modelo da sua placa;

Cada placa mãe possui apps específicos para a atualização da sua BIOSCada placa mãe possui apps específicos para a atualização da sua BIOSFonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Em seguida, procure pela versão mais atual do firmware do seu modelo;

4. Depois, faça o download do arquivo para seu PC;

5. Pronto, agora é só executá-lo e seguir as instruções do próprio app.

5.  Reinstalar o Windows

Se, infelizmente, nenhum dos procedimentos anteriores solucionar o problema, o jeito é fazer a reinstalação do Windows. Isso porque, com o sistema restaurado do zero, ele poderá corrigir falhas frequentes, como a que impede um determinado dispositivo de ser reconhecido.

As vezes o único jeito para resolver o erro 43 é reinstalando o seu WindowsAs vezes o único jeito para resolver o erro 43 é reinstalando o seu WindowsFonte:  GettyImages 

Agora que você já sabe uma série de formas de contornar o erro 43 do Windows, não precisa mais se desesperar toda vez que ele é apresentado na tela.

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.