Reduzir o efeito de desfoque de movimento é uma preocupação constante para os jogadores, pois pode afetar a qualidade visual e a performance na partida. A Nvidia implementa o ULMB (Ultra Low Motion Blur) em monitores G-Sync desde 2015, visando minimizar esse desfoque. Agora, a empresa está desenvolvendo o ULMB 2, versão aprimorada dessa tecnologia, que foi apresentada em maio.
Segundo a Nvidia, o ULMB 2 é capaz de oferecer mais de 1000Hz de nitidez de movimento efetiva, mas apenas em monitores G-Sync de 1440p e 360Hz, por enquanto. Isso significa que os jogadores não precisa mais escolher entre ter uma taxa de atualização mais responsiva ou reduzir o desfoque de movimento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa melhoria é especialmente relevante para monitores com alta taxa de atualização, como os de 360Hz, que são comumente usados em configurações de jogos profissionais. A demonstração visual destaca claramente a diferença ao comparar o movimento de um veículo no Fortnite com o ULMB 2 ativado e desativado, mostrando a notável redução do desfoque de movimento:
Como funciona o ULMB 2?
O sistema ULMB 2 usa uma técnica chamada "Vertical Dependent Overdrive ", que sincroniza a retroiluminação do painel LCD com a parte da imagem em que os pixels estão em movimento, permitindo uma varredura vertical perfeitamente cronometrada. Esse aprimoramento resulta em um movimento mais suave e uma clareza de movimento efetiva superior a 1000Hz, sem comprometer o brilho da tela.
Atualmente, apenas dois monitores estão disponíveis no mercado com suporte ao ULMB 2: o Acer Predator XB273U F e o Asus ROG Swift PG27AQN. Em breve, serão lançados mais dois modelos, um da Asus e outro da AOC.
Espera-se que mais monitores compatíveis cheguem ao mercado no segundo semestre. Caso você tenha um desses modelos, a tecnologia pode ser ativada gratuitamente por meio de uma nova atualização de firmware.
Fontes